PSA Peugeot Citroën inaugura usinagem de motores

No último dia 31 de julho, o Grupo PSA Peugeot Citroën inaugurou a sua Unidade de Usinagem de Motores na fábrica da empresa, situada no município de Porto Real, no interior do Rio de Janeiro.

Resultado de um investimento de R$ 91 milhões, a nova ala tem capacidade para produzir anualmente 100 mil blocos de ferro fundido e 80 mil cabeçotes de alumínio para os motores 1.6 litro bicombustível e gasolina que equipam os modelos Citroën C3 e Xsara Picasso, além da gama 2007. Instalada num prédio com área total de 6.300 m , a Unidade de Usinagem de Motores de Porto Real é a primeira do Grupo PSA no País.

Num primeiro momento, a unidade começa a operar com 58 funcionários trabalhando em um turno nas duas linhas. Contudo, segundo a montadora, a partir deste mês a linha de cabeçotes começará a operar em dois turnos, com 70 colaboradores.

Além de equipar os veículos fabricados no Brasil, parte da produção será exportada para a Argentina, de onde saem os modelos Peugeot 307 e 307 Sedã, Citroën C4 e C4 Pallas.

“Com a usinagem de motores no Brasil, temos mais agilidade no atendimento da demanda, além de reduzir consideravelmente os custos de produção”, afirma o presidente para o Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën, Vincent Rambaud. “O edifício tem tamanho apropriado para o volume de produção proposto e ainda tem espaço para a ampliação da capacidade em 20%”, completou o executivo.

Até o fim deste ano, a montadora francesa espera produzir 34.611 cabeçotes de alumínio. Em 2010, de acordo com informação do gerente geral da Fábrica de Motores e da Unidade de Usinagem da PSA, Eduardo Chaves, 52.019 cabeçotes devem sair da nova linha. Chaves ainda prevê a produção de 28.849 blocos de ferro até o fim de 2009 e 41.932 unidades para o ano que vem.

O Grupo PSA Peugeot Citroën fechou o mês de junho com 5,1% de participação no mercado. Segundo Rambaud, um resultado não satisfatório. O executivo afirmou que a maior parte das vendas no primeiro semestre se concentraram nos veículos populares e nos utilitários esportivos, dois segmentos em que as marcas do grupo não atuam. Contudo, Rambaud garantiu que as projeções e investimentos da montadora no País estão mantidos.

Para Rambaud, “O ano de 2010 será muito ativo e intenso para o grupo no que diz respeito a lançamentos. Isso inclui, obviamente, as marcas Peugeot e Citroën. Alguns destes lançamentos poderão preencher lacunas (na gama de produtos da empresa)”, afirmou Rambaud.

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