Um autêntico protótipo que mescla características de moto e carro. Assim é o Lit Motors C1. A maioria dos motociclistas já sofreu alguma queda. Ao começar a pilotar uma motocicleta a pessoa sabe que o risco de ter algum contato com o solo é iminente. Mas o sonho dos consumidores é uma motocicleta que não caia. Pois acreditem.
A idéia de produzir um veículo de duas rodas que não cai vem dos Estados Unidos, num conceito proposto pela Lit Motors. O modelo leva o nome de C-1 e se trata de um “scooter” com cabine fechada movido à eletricidade. O C-1 trás um conceito bem conhecido: o efeito giroscópico. Na parte inferior do quadro, devem ser instalados dois volantes grandes que, quando colocados em rotação, seriam capazes de manter o “scooter” em equilíbrio, aumentando a segurança em caso de acidente, quase que evitando totalmente que o veículo tombe de lado. Apesar de ser elétrico e pequeno, o C1 não é tão lento como imaginaríamos. Pelo contrário.
Propulsionado por um motor elétrico de 40 Kw ele pode ir do 0 aos 100 km/h em seis segundos, chegar a mais de 100 km/h, além de ter uma autonomia de 300 km. Recentemente Daniel Kim, gerente comercial da Lit Motors, anunciou que pretende por o modelo nas ruas em 2013 a um preço de 16 mil dólares (cerca de 28 mil reais). É mais uma idéia interessante de transporte urbano. Tomara que chegue as ruas.