A Shanghai Automotive Industry Corporation (SAIC) anunciou que irá apresentar o seu mais recente protótipo, o Leaf, no Salão Automóvel de Pequim. O projeto conceitual Ye Zi, ou “folha” em mandarim, é um automóvel que pretende ser uma alternativa ao nível da mobilidade sustentável.

continua após a publicidade

O modelo partilha o mesmo nome com o Nissan Leaf, porém, nada mais têm em comum os dois modelos, visto o veículo da SAIC ser movido a energia solar, recebida através de painéis solares, instalados no teto do automóvel desenhado na forma de uma folha de árvore.

É possível entender pelas imagens reveladas que ele utiliza células fotovoltaicas em seu teto e geradores eólicos nas rodas para recarregar as baterias. Uma inovação do sistema utilizado no protótipo da empresa chinesa é a possibilidade de se deslocar à estrutura que recebe a energia proveniente do Sol, de forma a que esta se posicione num ângulo em que consiga captar mais energia.

De acordo com a SAIC, o Ye Zi é um modelo de “emissões negativas” de poluentes, uma vez que atua retirando parte do CO2 presente no ambiente em que estiver.

continua após a publicidade

Também são especiais as rodas do Leaf, pois são dotadas de uma espécie de ventoinhas desenhadas para se acionarem com o vento e gerarem por si só energia elétrica.

Mas o principal destaque do modelo está em seu chassi, feito de novo composto de “metal orgânico” chamado de MOF, responsável por absorver dióxido de carbono e água para liberar oxigênio, do mesmo modo como uma planta realiza o processo de fotossíntese.

continua após a publicidade

O construtor chinês não forneceu maiores informações sobre o automóvel, uma vez que planeja revelá-las durante a apresentação do Leaf no Salão de Pequim, que tem início na próxima sexta-feira, dia 23 de abril.