Prisma tem “design”, bom preço e potência

prisma1071206.jpgDepois da apresentação do Prisma, uma das estrelas da GM do Brasil no Salão do Automóvel de São Paulo 2006, realizado em outubro passado, pudemos avaliar o novo modelo Chevrolet. Além do bonito "design", do novo motor 1.4 Econo.Flex com 89 cv (gasolina) e 97 cv (álcool) que oferece um bom desempenho, chegou com preço a partir de R$ 29.990,00. Fortes armas para "brigar" pela preferência do consumidor nos segmentos dos sedãs pequenos e até dos "hatchs".

prisma2071206.jpgAs linhas do sedã médio são referências estilísticas para a nova geração de modelos Chevrolet no Brasil. Seu "design" é indiscutivelmente bonito. A traseira é o ponto mais discutido e que mereceu a maior atenção dos estilistas. E não poderia ser diferente. Vários detalhes se destacam na parte traseira do carro como o vinco acentuado que corta o porta-malas de uma ponta a outra. O friso prata na parte inferior da tampa dá um ar mais sofisticado ao desenho. Completam o visual as lanternas triangulares saindo pelas laterais.

prisma3071206.jpgVisto de lado o Prisma também agrada. Com 4,12 metros de comprimento, suas linhas transmitem harmonia. A dianteira chega com o DNA dos modelos da General Motors – elemento gráfico trapezoidal, com a linha do capô descendo pelas laterais da grade do radiador e seguindo até a parte inferior do pára-choque, formando um grande U. A gravata dourada não poderia faltar no centro da grade. Complementa a frente do Prisma moderno conjunto ótico. Os faróis têm refletores de superfície complexa, lentes transparente, e lanternas indicadoras de direção integradas ao conjunto.

prisma4071206.jpgProduzido no Complexo Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul, o novo Chevrolet é oferecido em duas versões: a de entrada Joy, com preços entre R$ 29.990,00 (básico) a R$ 35.290,00 (completo), e a "top" Maxx, que custa entre R$ 32.240,00 (básico) e R$ 35.940,00 (completo).

A versão Joy básica conta com vidros verdes, retrovisores externos com controle manual interno, instrumento do painel com quatro mostradores, inclusive contagiros e relógio digital, ar-quente, limpador e lavador elétrico do pára-brisa com temporizador, desembaçador de vidro traseiro e protetor de cárter. A versão Joy conta com rodas de 13 polegadas e pneus 165/70R13. E a Maxx vem equipada com pneus 175/65R14 e rodas de 14 polegadas.

O novo lançamento da GMB chegou para agitar o mercado dos sedãs pequenos e dos "hatchs". Suas principais armas: "design", preço e um novo motor, mais potente. (BN)

OLHO CLÍNICO

prisma5071206.jpgAs semelhanças do Prisma com o Vectra ficam na parte externa. No interior, o Prisma é todo Celta, desde os materiais utilizados no acabamento até o espaço. Sua distância entreeixos é 2,44 metros, enquanto comprimento, largura e altura ficam em 4,12m, 1,85m e 1,46m, respectivamente. Há apenas duas versões de acabamento. A Joy, de entrada, é equivalente a topo do Celta, a Super. Tem direção e ar-condicionado como opcionais. Para a Maxx, mais equipada, a GMB oferece apenas ar-condicionado opcionalmente. Na lista de acessórios destaca-se o sensor de estacionamento.

prisma6071206.jpgO Prisma é equipado com o novo motor 1.4 Econo.Flex, o qual os engenheiros da GM Powertrain conseguiram potência máxima de 97 cavalos com a utilização do combustível álcool e 89 cv com gasolina, ambos a 6.200 rpm. O torque máximo é de 12,9 mkgf com gasolina e 12,4 mkgf com álcool, ambos a 3.200 rpm. Segundo a engenharia da GMB, o Prisma com essa motorização atinge a velocidade máxima de 184km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos quando abastecido com álcool, e alcança a velocidade final de 178 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 11 segundos, com gasolina.

prisma7071206.jpgAlém da tecnologia VHC, o novo motor 1.4 Econo.Flex recebeu outros diferenciais técnicos como o sistema "flex fuel", comando de válvulas com rolamentos de baixo atrito e componentes de menor inércia (Low Friction Valve Train – LFVT), justamente um dos responsáveis em propiciar um melhor desempenho e otimização na economia de combustível. De acordo com dados da montadora, o Prisma faz 13,1 km/l na cidade e 18,5 km/l na estrada quando abastecido com gasolina e 9,3 km/l na cidade.

Os números, superiores ao de concorrentes de mesma cilindrada, garantem boas respostas do Prisma. A posição de dirigir é boa, mas para um motorista com mais de 1,80 metros de altura, um pouco incômoda. Os comandos são de fácil acesso e todos os instrumentos são de boa visualização.

Em trechos urbanos e rodoviários onde a avaliação foi realizada, ele mostrou-se bem ‘esperto’. Impressionou o desempenho em subidas, quando o carro não mostrou dificuldades para acelerar e pediu poucas reduções de marcha.

Destaque também para o câmbio, com trocas suaves, e o funcionamento silencioso do motor. "O Prisma participará do segmento dos veículos sedãs não-populares, ou seja, com motorização acima de 1.0 litro. Esta categoria de veículos registrou crescimento expressivo nas vendas, de 107% nos últimos três anos no País", afirmou Ray Young, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul. (BN)


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