Líder na categoria de sedãs compactos com motor acima de 1.0 litro , o Prisma foi contemplado com transformações mais marcantes no “design”, deixando-o mais atraente.
A nova traseira do sedã traz um largo friso cromado acompanhando as linhas das lanternas. A grade, em aro cromado, tem a gravata da Chevrolet ao centro e uma barra pintada na cor do veículo.
Outra novidade são as maçanetas e os retrovisores na cor do veículo para todas as versões. As mudanças deixaram o habitáculo do Prisma com um ar um pouquinho mais requintado.
Internamente, chamam a atenção algumas mudanças no volante, como os detalhes de acabamento na cor prata, em padrão aço escovado, o centro em alto relevo e a nova gravata em destaque, aumenta a percepção de valor do carro.
O painel também apresenta novo “design” e ganhou iluminação Ice Blue, a mesma encontrada no Malibu e no Camaro. O espelho na sombreira e a alça no teto, no lado do passageiro, foram enfim incorporados ao veículo, que ainda ganhou novo controles de saída de ar. O Prisma 2012 é oferecido com nova nomenclatura: LS e LT .
O Prisma LT vem equipado com o motor 1.4 Econo.Flex e sua potência é de 97 cv a 6.200 rpm quando abastecido com etanol e 95 cv a 6.000 rpm utilizando gasolina.
No motor, foram colocados novos isoladores acústicos (mantas) na parte interna do compartimento do motor, aumentando ainda mais o silêncio no habitáculo. O Jornal do Automóvel vem avaliando o compacto sedã há 120 dias, na versão 1.4 Econo Flex.
Rodando com gasolina, o consumo surpreende pela diferença entre cidade e estrada. Em perímetro urbano, o carro gasta mais do que nas estradas, onde se mostrou bem mais econômico (ver ficha técnica). E nem mesmo o ar-condicionado ligado conseguiu comprometer o consumo e muito menos o desempenho. Os comandos do carro estão à mão.
Em se tratando de desempenho o sedã compacto da GMB surpreende, mostrando-se ágil ao atingir com facilidade os 110 km/hora, impulsionado pelo bom e silencioso motor 1.4 de 97 cv de potência, que inclusive proporciona boa retomada de velocidade.
Sua estabilidade, desde que dirigido conforme as normas de trânsito em vigor, é boa. Mas durante ultrapassagens, é necessário pisar mais forte no acelerador e subir o giro do motor. As trocas de marchas são feitas de forma suave.
Resumindo: o Prisma 2012 atende aquele consumidor que tem família, precisa de um bom porta-malas e busca economia de combustível, que encontra no seu motor de 1.4 litro .
No geral, para quem sonha com um Vectra e não pode comprar, vale à pena investir no Prisma 2012, um sedã compacto que, diga-se de passagem, está acima de muitos de seus concorrentes no mercado e a um preço mais acessível.