O Chevrolet Prisma 2012 acaba de passar por importantes alterações que vão ajudá-lo a reforçar sua presença no segmento de sedãs compactos. Fabricado no moderno Complexo Industrial de Gravataí (RS), o Prisma junto com o Celta, superou marcas históricas na indústria automobilística nacional.
Uma novidade no “design” do Prisma 2012 está na frente, como a inclusão da grade com aro cromado, tendo a gravata da Chevrolet ao centro e uma barra pintada na cor do veículo.
As maçanetas e os retrovisores também são na cor do veículo para todas as versões, acrescentando um toque de requinte ao carro. O modelo passou por mudanças externas que o deixaram com visual mais arrojado e mais elegante, como a inclusão de um largo friso cromado que acompanha as linhas das lanternas, seguindo o padrão encontrado no Vectra.
No interior do Prisma algumas mudanças. O painel tem novos grafismos, instrumentos com novo “design” e iluminação “Ice Blue”, a mesma encontrada em Malibu e Camaro.
Outra novidade é o espelho na sombreira e alça no teto, ambos do lado do passageiro, e os novos controles de saída de ar. O volante do Prisma é novo, com parte do acabamento na cor prata, o centro em alto relevo, com a nova gravata em destaque.
Os tecidos dos bancos são inéditos: para a versão LS, optou-se por grafismos com listas paralelas no assento e no encosto. Para a versão LT, a tonalidade é mais uniforme, com a costura azul harmonizando com a nova iluminação “Ice Blue” do veículo.
Outra diferença no acabamento das versões é a barra cromada na parte interna das portas para a versão LT. Também existem no interior novos porta-objetos dispostos em locais de fácil acesso, com destaque para o porta-objetos localizados em cima do porta-luvas, além dos porta-copos próximos da alavanca de freio.
Os porta-objetos nas portas dianteiras foram aumentados e agora têm espaço para uma garrafa pequena de refrigerante ou água. Duas opções eficientes de motorização são grandes diferenciais do carro frente à concorrência.
Na versão de entrada, o Prisma LS, vem com motor 1.0 Flexpower VHCE, que desenvolve 78 cavalos de potência e tem 9,7 kgfm de torque, quando abastecido com etanol.
Com gasolina, ele desenvolve 77 cavalos de potência e oferece 9,5 kgfm de torque. E o Prisma LT vem equipado com eficiente motor 1.4 Econo.Flex, com potência de 97 cv a 6.200 rpm quando abastecido com etanol e 95 cv a 6.000 rpm na utilização de gasolina. Seu torque é de 13,7 kgfm a 2.800 rpm, utilizando-se etanol, e de 13,2 kgfm a 2.800 rpm, com gasolina.
No Prisma o aumento de preço foi de R$ 200. Com motor 1.0 na versão LS (que traz o mesmo nível de itens do Celta), o sedã compacto tem preço inicial de R$ 31.344, enquanto a variante com motor 1.4 bicombustível, à venda somente com o pacote LT, custa R$ 32.150.