Fabricada em Saltillo, no México, e comercializada no Brasil em opção única de carroceria (?Quad Cab?, a denominação dada pela fábrica para cabine dupla) e mecânica, o Dodge Ram 2500 é grande em todos os sentidos, sem exageros. Em comparação direta com a F-250 Cabine Dupla, só não ganha do modelo Ford em comprimento e distância entreeixos: 5.783 mm e 3.568 mm ante 6.243 mm e 3.968 mm da concorrente. Nos demais quesitos só dá Ram 2500.
Internamente, o que mais chama a atenção é o espaço. Seis adultos vão bem acomodados. Na frente, o generoso apoio de braço pode servir de apoio para um computador portátil. A alavanca do câmbio automático de quatro marchas fica na coluna, como em alguns clássicos norte-americanos. (BN)
OLHO CLÍNICO
Seu motor é um Turbo Diesel Cummins 6 cilindros 5,9 litros de poderosos 330 cavalos de potência e 83 kgfm de torque máximo. São 150 cv a mais do que a concorrência e um desempenho de dar inveja, ainda que a frente enorme com 3,28 m e o arrasto aerodinâmico por ela gerado, e sua saltitante traseira deixem claro tratar-se de um veículo com mais de 3 toneladas de peso e que deve ser devidamente respeitado. E no tanque? Nada menos que 123 litros de diesel.
Dirigir o Dodge Ram 2500 no trânsito urbano é tarefa que requer atenção redobrada – embora os retrovisores externos com comando elétrico cumpram com grande eficiência seu papel. E, se a imponência da picape pode ser reconfortante e até suscitar alguns abusos, afinal, quem é que vai querer encarar um brutamontes desses?, não se engane: a Ram 2500 não é para a cidade. Encontrar vaga na rua, nos estacionamentos de ?shopping centers? ou mesmo entrar em garagem de prédio são desafios constantes.
Por se tratar de um veículo que pode ultrapassar quatro toneladas, quanho carregado, para dirigir a picape é necessário ter habilitação categoria ?C?. A CNH categoria ?B? habilita à direção de veículos com até 3.500 quilos de peso. E é bom respeitar a lei. Pois a multa é pesada, de aproximadamente R$ 1.800,00, além de recolhimento e suspensão da CNH por 60 dias.
De acordo com a assessoria de imprensa da marca no Brasil, a velocidade máxima do modelo é de 170/180 km/h, controlada eletronicamente. Preço sugerido do Dodge Ram: R$ 149.900,00. (BN)
FICHA TÉCNICA
Dodge Ram
Motor: Cummins Turbo Diesel 5.9 L
Configuração: 6 cilindros em linha, resfriado a água, turbo intercooler
Cilindrada: 5883 c.c.
Diâmetro/curso: 102,1 / 119.9 mm
Sistema de válvulas: OHV 24 válvulas
Sistema de injeção: Eletrônica, alta pressão ?Common Rail?
Construção: Bloco e cabeçote em ferro fundido
Taxa de compressão: 17.2:1
Potência (cv/rpm): 330 a 2900
Torque (Nm/rpm): 814 a 1600
Rotação máxima do motor: 3.500 rpm
Capacidade para óleo: 11,4 L com filtro
Capacidade para água: 30,9 litros
Controle de emissões por conversor catalítico
Capacidade máxima de peso (eixo dianteiro): 2359 Kg
Capacidade máxima de peso (eixo traseiro): 2790Kg
Freios
– Diâmetro do disco dianteiro: 353 mm
– Diâmetro do disco traseiro: 353 mm
Capacidade do tanque de combustível: 128 litros