Com motor 5.9 turbodiesel, 24V, de 330 cv de potência, quase 6 metros de comprimento e mais de 3 toneladas, o Dodge Ram 2500 é a picape mais potente à venda no mercado nacional. Requer CNH categoria ?C? e habilidade ao volante, mas suas vendas não têm restrições: foram 150 em 60 dias e os números não param de crescer.
Fabricada em Saltillo, no México, e comercializada no Brasil em opção única de carroceria (?Quad Cab?, a denominação dada pela fábrica para cabine dupla) e mecânica, o Dodge Ram 2500 é grande em todos os sentidos, sem exageros. Em comparação direta com a F-250 Cabine Dupla, só não ganha do modelo Ford em comprimento e distância entreeixos: 5.783 mm e 3.568 mm ante 6.243 mm e 3.968 mm da concorrente. Nos demais quesitos só dá Ram 2500.
Passar despercebido a bordo desse utilitário tamanho família é quase impossível. Com 5,78 metros de comprimento por 2,03 m de largura e 1,99 m de altura, o Dodge Ram 2500 tem o porte de um caminhão pequeno, mas com estilo bem mais agressivo. A enorme grade dianteira, feita sem economia de cromados, transmite idéia de robustez. E não é por acaso que o símbolo da marca tem um carneiro montês americano chamado Ram, que dá nome ao carro. Feita para o gosto estadunidense, o carro vem com cromados nas rodas (de aro 17), pára-choques e estribos laterais, muito úteis para poder chegar até a cabine, mas que exigem cuidado para não sujar a barra da calça.
As quatro portas têm bom ângulo de abertura e vem com fechaduras grandes, que facilitam o manuseio. A área envidraçada acompanha as mesmas dimensões do carro, e as janelas laterais traseiras vêm com película escurecida, para o sol dar uma trégua para quem vai atrás. O ângulo de visão dos retrovisores também ajuda e, em dias frios, ainda contam com sistema antiembaçante. Na frente, bem que poderia ser incluído um par de faróis auxiliares. Na traseira, as lanternas têm lentes transparentes, que deixam as lâmpadas à mostra. Outro detalhe importante é a caçamba, que vem com proteção emborrachada e capota marítima.
Internamente, o que mais chama a atenção é o espaço. Seis adultos vão bem acomodados. Na frente, o generoso apoio de braço pode servir de apoio para um computador portátil. A alavanca do câmbio automático de quatro marchas fica na coluna, como em alguns clássicos norte-americanos. (BN)
OLHO CLÍNICO
Avaliamos o Dodge Ram 2500 num trajeto misto (urbano e estrada) de aproximadamente 300 quilômetros e tivemos a sensação de estarmos dirigindo um automóvel. Para dirigir com conforto, o volante de quatro raios abriga os comandos do controlador eletrônico de velocidade (piloto automático). Seu sistema de som é de alta-fidelidade e a instrumentação completa, tem até voltímetro e manômetro de óleo.
Seu motor é um Turbo Diesel Cummins 6 cilindros 5,9 litros de poderosos 330 cavalos de potência e 83 kgfm de torque máximo. São 150 cv a mais do que a concorrência e um desempenho de dar inveja, ainda que a frente enorme com 3,28 m e o arrasto aerodinâmico por ela gerado, e sua saltitante traseira deixem claro tratar-se de um veículo com mais de 3 toneladas de peso e que deve ser devidamente respeitado. E no tanque? Nada menos que 123 litros de diesel.
O modelo avaliado era equipado com caixa de câmbio automática de 4 velocidades, com alavanca na coluna de direção. A picape dispõe de tração 4×4, com acionamento por meio de botão no painel. Pode-se mudar de 4×2 para 4×4 ?HI? em movimento, rodando-se até 80 km/h.
Dirigir o Dodge Ram 2500 no trânsito urbano é tarefa que requer atenção redobrada – embora os retrovisores externos com comando elétrico cumpram com grande eficiência seu papel. E, se a imponência da picape pode ser reconfortante e até suscitar alguns abusos, afinal, quem é que vai querer encarar um brutamontes desses?, não se engane: a Ram 2500 não é para a cidade. Encontrar vaga na rua, nos estacionamentos de ?shopping centers? ou mesmo entrar em garagem de prédio são desafios constantes.
O Dodge Ram 2500 nasceu para a estrada, para as grandes áreas, para as fazendas. Dirigindo a picape Ram 2500, o motorista vê o mundo de cima, longe da convivência comum.
Por se tratar de um veículo que pode ultrapassar quatro toneladas, quanho carregado, para dirigir a picape é necessário ter habilitação categoria ?C?. A CNH categoria ?B? habilita à direção de veículos com até 3.500 quilos de peso. E é bom respeitar a lei. Pois a multa é pesada, de aproximadamente R$ 1.800,00, além de recolhimento e suspensão da CNH por 60 dias.
De acordo com a assessoria de imprensa da marca no Brasil, a velocidade máxima do modelo é de 170/180 km/h, controlada eletronicamente. Preço sugerido do Dodge Ram: R$ 149.900,00. (BN)
FICHA TÉCNICA
Dodge Ram
Motor: Cummins Turbo Diesel 5.9 L
Configuração: 6 cilindros em linha, resfriado a água, turbo intercooler
Cilindrada: 5883 c.c.
Diâmetro/curso: 102,1 / 119.9 mm
Sistema de válvulas: OHV 24 válvulas
Sistema de injeção: Eletrônica, alta pressão ?Common Rail?
Construção: Bloco e cabeçote em ferro fundido
Taxa de compressão: 17.2:1
Potência (cv/rpm): 330 a 2900
Torque (Nm/rpm): 814 a 1600
Rotação máxima do motor: 3.500 rpm
Capacidade para óleo: 11,4 L com filtro
Capacidade para água: 30,9 litros
Controle de emissões por conversor catalítico
Capacidade máxima de peso (eixo dianteiro): 2359 Kg
Capacidade máxima de peso (eixo traseiro): 2790Kg
Freios
– Diâmetro do disco dianteiro: 353 mm
– Diâmetro do disco traseiro: 353 mm
Capacidade do tanque de combustível: 128 litros