NOVA GERAÇÃO

Porsche Taycan é aprimorado em quase todos os recursos

A partir da data de lançamento, três opções de carroceria apresentarão as diferentes modificações – o sedan esportivo Taycan, o versátil Taycan Cross Turismo (disponível com pacote off-road) e, em mercados específicos, o Taycan Sport Turismo. Em cada modelo, quatro opções de trem de força estarão disponíveis, com variantes de tração traseira e integral. As versões revisadas chegarão ao Brasil em 2025.

No caminho para a produção em série, engenheiros de desenvolvimento e pilotos de teste em protótipos camuflados percorreram mais de 3,6 milhões de quilômetros ao redor do mundo para continuar aprimorando o primeiro carro esportivo totalmente elétrico da Porsche. O fabricante de carros esportivos produziu quase 150.000 unidades do Taycan. Os mercados individuais mais importantes para o Taycan são atualmente os EUA, o Reino Unido, a Alemanha e a China.

“Iniciamos a nova era da e-mobilidade com o Taycan no final de 2019. Imediatamente se revelou um ponto de virada pioneiro e inovador no segmento de veículos elétricos”, diz o chefe da linha de modelos, Kevin Giek. “Agora vamos continuar esta história de sucesso com o Taycan extensivamente atualizado. A linha de modelos atingiu novos patamares em termos de desempenho, com dinâmica de condução excepcional e prazer ao dirigir. Ao mesmo tempo, conseguimos melhorar significativamente a eficiência, a autonomia, a usabilidade diária e o conforto”.

Desempenho ainda mais elevado

Todos os modelos atualizados aceleram muito mais rápido do que seus predecessores. Dois exemplos de ambas as extremidades do portfólio: como sedans esportivos, o Taycan e o Taycan Turbo S atingem os 100 km/h a partir do zero em apenas 4,8 e 2,4 segundos, respectivamente. Isso os torna 0,6 e 0,4 segundos mais rápidos do que as versões anteriores.

Com a nova função push-to-pass no pacote Sport Chrono, um impulso de até 70 kW, dependendo do modelo, pode ser acionado por 10 segundos com o toque de um botão. A performance aprimorada na aceleração é resultado de uma entrega maior de potência. Por exemplo, o Taycan base entrega 60 kW a mais do que antes. No Taycan Turbo S, são mais 140 kW com o Launch Control. Isso aumenta a produção do sistema do modelo topo para 700 kW/952 cv.

Autonomia foi ampliada em mais de 35%

Dependendo da variante de carroceria e motor, a autonomia foi aumentada em até 35%. Os dados de autonomia, seguindo os padrões definidos pelo Inmetro, ainda não estão disponíveis e serão comunicados futuramente. O Taycan atualizado não apenas exige menos paradas de carga em viagens longas do que seu antecessor, mas também recarrega mais rápido: em estações de carga de DC de 800 volts, por exemplo, pode ser carregado com até 320 kW – isso é 50 kW a mais do que antes.

A janela de carga rápida da nova bateria de desempenho foi significativamente expandida. Isso significa que capacidades de carga superiores a 300 kW podem ser mantidas por até cinco minutos, e capacidades de carga muito altas podem ser alcançadas mais rapidamente, mesmo em baixas temperaturas. Considerando algumas variáveis, isso pode reduzir pela metade o tempo necessário para ir de 10% a 80% de carga em comparação com o carro anterior.

No Taycan de primeira geração, o tempo de carga de 10% a 80% a 15 ºC é de 37 minutos. Sob as mesmas condições, o Taycan atualizado leva apenas 18 minutos, apesar de sua capacidade de bateria maior. A Performance Battery Plus agora tem uma capacidade bruta de 105 kWh, contra 93 kWh da versão anterior.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo