Porsche mostra novo 911 em Frankfurt

Renovar completamente seu esportivo mais famoso, o 911, sem que as mudanças tirem do carro sua identidade, sempre foi missão difícil para a Porsche.

Mas até hoje ela vem cumprindo bem seu papel, o que fica mais do que evidente com a chegada da sétima geração da versão topo de linha do carro, a Turbo, com estréia oficial marcada para o Salão de Frankfurt deste ano, que em setembro abre suas portas para o público. De acordo com a Porsche, a sétima geração do Turbo chega com um motor inteiramente novo, não derivado de outros existentes na linha 911.

Com 3,8 litros, esse motor de seis cilindros opostos (boxer) refrigerado a água tem turbo de geometria variável (tecnologia normalmente aplicada apenas em motores a diesel) e a capacidade de gerar 500 cv.

Mais leve, (ainda não divulgado pela Porsche), o carro está mais potente e mais econômico que em sua versão anterior, que tinha 420 cv e chegava à máxima de 305 km/h. A nova geração do Turbo acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 s e atinge 312 km/h de velocidade máxima.

Além do motor mais forte, o novo Porsche 911 Turbo também conta com a transmissão PDK, de sete marchas e dupla embreagem, sistema considerado um estado da arte em termos de câmbio atualmente.

Com tração nas quatro rodas, o 911 Turbo também conta com aperfeiçoamentos dinâmicos proporcionados pelos sistemas eletrônicos PTM (Porsche Traction Management, controle de tração), PSM (Porsche Stability Management, controle de estabilidade) e PTV (Porsche Torque Vectoring, para calcular a força que cada roda deve usar para superar curvas com mais segurança).

Apesar da apresentação do carro estar marcada para setembro, suas vendas começarão apenas no dia 21 de novembro, na Europa. Quem quiser guardar um destes na garagem terá que desembolsar 122,4 mil euros pela versão cupê (cerca de R$ 321,9 mil) e 131,8 mil euros pela conversível (aproximadamente R$ 346,6 mil). Vale lembrar que esses valores em reais são apenas referência de quanto os europeus pagam pelo carro.