Novas fotos do cupê de quatro portas Panamera, que será apresentado ao público no Salão de Xangai (China), em abril, foram liberadas pela Porsche.
Ele deve chegar às lojas européias nos próximos meses em três versões, todas equipadas com motor V8.
Até o final do ano também chegará ao Brasil – foi o que afirmou o diretor administrativo da Porsche, Thomas Stärtzel, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro do ano passado.
Com 1,93 m de largura, 1,42 m de altura e 4,97 m de comprimento, mais 2,97 m de distância entre-eixos, tem espaço de sobra para acomodar quatro pessoas com muito conforto.
Internamente, chama atenção o console central, com uma grande tela de entretenimento no painel, que desce com suavidade na diagonal, dando lugar ao câmbio de sete marchas e a diversos comandos eletrônicos (ar-condicionado, aquecimento dos bancos, etc.), passa por um compartimento para armazenar objetos, entre motorista e passageiro, e se estende até os bancos traseiros, onde há dois difusores de ar para quem viaja atrás.
Para atender a todos os gostos, a Porsche oferecerá 13 cores diferentes do couro, além de combinações diferentes de materiais para o interior, como fibra de carbono.
O ar-condicionado automático de quatro zonas é opcional. O sistema de som traz potência de 1.000 Watts, proporcionada pelos 16 alto-falantes e “subwoofer” de 300 W. Seu porta-malas é de 432 litros, capacidade que pode ser ampliada para 1.250 litros.
É equipado, de série, com “airbags” frontais duplos, laterais, de cortina e para os joelhos. “Airbags” laterais para os passageiros de trás fazem parte da lista de opcionais.
Chegará às lojas européias inicialmente na versão com motor V8, com opções de tração dianteira, no caso do Panamera S, ou integral (All-Wheel Drive), na versão 4S.
Ambos são equipados com motor V8 4.8 litros, capaz de entregar 405 cv de potência, acoplado ao câmbio automático de 7 marchas com tecnologia PDK, de dupla embreagem. O “S” atinge 100 km/h em 5,4 segundos, enquanto o 4S precisa de 5 s. A velocidade máxima é de 282 km/h.
Os preços começam em 94 mil euros (cerca de R$ 278 mil, sem impostos). A versão Turbo, equipada com motor V8 biturbo, também acoplado ao câmbio PDK de sete velocidades, tração integral, é capaz de desenvolver 506 cavalos de potência.
De acordo com a Porsche, o cupê acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e atinge velocidade máxima de 303 km/h. Chegará as revendas européias da marca, por 135 mil euros (R$ 397.000,00). É um cupê para quem tem muito bom poder aquisitivo.