Importadora oficial da Porsche no Brasil, a Stuttgart Sportcar está entregando as primeiras unidades do Cayenne equipadas com GPS (Global Positioning System). A Porsche sai na frente e oferece ao mercado o primeiro modelo importado vendido no Brasil com sistema de navegação por satélite habilitado na fábrica.
O módulo de navegação é integrado ao sistema PCM (Porsche Communication Management, gerenciador de comunicação Porsche) e possui mapas digitais elaborados pela Navteq, a mais respeitada empresa do gênero no mundo. Até o final de 2007, o equipamento estará presente também nos esportivos dotados de PCM. Nesta primeira fase, serão cobertos os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com algumas restrições de área.
A introdução do sistema de navegação não acarretará custo extra para os carros entregues a partir da segunda quinzena de agosto. Os Porsche vendidos no Brasil durante os primeiros oito meses de 2007 já possuem o sistema e seus proprietários terão como único custo a aquisição do CD de navegação.
Proprietários de modelos fabricados até 2006 que se interessarem pelo sistema devem procurar o Centro Técnico da Stuttgart Sportcar para uma análise específica das eventuais alterações a serem feitas no veículo.
Como funciona
Todo Porsche sai de fábrica equipado com a tecnologia de localização por satélite. No Brasil, o sistema começou a funcionar recentemente, razão pela qual somente agora a Stuttgart Sportcar passou a incluir o sistema de navegação entre os equipamentos de série de seus automóveis.
O GPS é integrado ao PCM (Porsche Communication Management), localizado no console central. Entre outras funções, o PCM controla também os sistemas de som e de telefonia. O GPS recebe sinais de satélite para calcular a posição e o deslocamento do veículo. O motorista pode orientar-se e escolher a melhor rota para chegar a seu destino, com consideráveis ganhos de comodidade, segurança e tempo.