Porsche Carrera: para garagem de poucos

Mais uma vez a lendária marca alemã Porsche volta a ficar em evidência, ao colocar seu “know-how” na construção do Carrera GT. São 612 cv de potência a serviço da emoção e do prazer de dirigir… em alta velocidade.

Pouca coisa mudou em relação ao conceito de três anos atrás. As linhas deste “roadster” continuam surpreendentes. A frente é clássica e carrega o DNA da Porsche, principalmente nas formas dos pára-lamas. Os faróis mantêm as características dos modelos da marca, mas desta vez uma lente abriga dois conjuntos ópticos em cada unidade, tal qual os BMWs. Os pára-choques são envolventes e contam com amplas tomadas de ar ao estilo “boca de tubarão”.

Ele tem vocação puramente esportiva, aproveitando o motor V10, que antes tinha capacidade volumétrica de 5.5 litros e, agora, passou para 5,7 litros, com potência de 612 cv a 8.000 rpm e torque de 60,1 kgfm. O Carrera GT, assim, estabelece novos padrões de desempenho ao ser capaz de atingir 330 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos – e de 0 a 200 km/h em 9,9 segundos. O câmbio manual de seis marchas é totalmente novo e específico para o modelo.

O veículo não é pequeno, pois possui comprimento de 4,61 metros, largura de 1,92 m, altura de 1,16 m e entreeixos de 2,73 m, o peso é de 1.380 kg. Toda esta exuberância de valores se reflete em desempenho igualmente excepcional, como é o caso de sua velocidade máxima de 330 km/h, conforme dados fornecidos pela marca.

O Porsche Carrera GT conta com um novo conceito de estrutura, em que tanto o habitáculo como o chassis situado sob a carroceria foram produzidos em plástico reforçado com fibra de carbono.

Para segurar todo o ímpeto do Carrera GT, foram adotados freios com discos cerâmicos, à semelhança do usado no modelo GT2. A embreagem Porsche é de composto cerâmico PCCC (Porsche Ceramic Composit Clutch) que entre outras vantagens conta com elevados graus de eficácia e durabilidade, bem como dimensões reduzidas.

Utilizadas pela primeira vez num veículo de série, as rodas do Carrera GT são de magnésio, com pneus 265/35ZR19 na frente, e 335/30ZR20 atrás. O custo do Porsche Carrera GT é de aproximadamente 400 mil euros. Isto na Europa. Por aqui, já é outra história…

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo