No Salão de Paris (de 4 a 9 de outubro), a Porsche apresentará a versão especial Cayenne S Transsyberia, que chegará ao mercado europeu no começo de 2009 e estará disponível para comercialização no Brasil.
O seu nome remete ao rali internacional Trans-Sibéria, realizado anualmente entre Moscou, na Rússia, e Ulan Baatar, na Mongólia, numa distância de 7.200 km.
Visualmente, o Cayenne S Transsyberia se destaca pela inscrição “Cayenne S Transsyberia” nas laterais. Além das combinações das cores da versão de competição (preto/laranja e prata cristal metálico/laranja), o carro é oferecido com combinações preto/cinza meteoro metálico e cinza meteoro metálico/prata cristal metálico.
As rodas de 18 polegadas “Cayenne S II” são pintadas na cor contrastante, idêntica à que também é aplicada nas grades das tomadas de ar, carcaças dos espelhos retrovisores e parte superior do spoiler do teto com perfil de asa dupla.
Também no teto, faróis para uso fora-de-estrada, típicos dos carros de competição, podem ser solicitados como opcional sem custo. No entanto, a fábrica alerta que estes faróis não estão homologados para uso em vias públicas.
O Porsche Cayenne S Transsyberia possui de série suspensão pneumática com PASM (Porsche Active Suspension Management, gerenciamento de suspensão ativa Porsche).
No habitáculo, o Cayenne S Transsyberia oferece ambiente esportivo e exclusivo. Destaca-se o tom diferenciado de uma moldura no suporte do painel de comandos e nas portas, assim como o tom da instrumentação, dos cintos de segurança e das molduras dos tapetes.
O volante tem acabamento em alcântara e, como nos de competição, possui uma marcação na parte superior do aro.
A versão de estrada do Cayenne S Transsyberia possui diferenças significativas em relação à de competição. Como nesta, o motor é o V8 atmosférico de 4,8 litros, mas com a variante do Cayenne GTS, que desenvolve 405 cv a 6.500 rpm e torque máximo de 500 Nm a 3.500 rpm. A relação final de transmissão também é derivada do GTS, mas diminuída em cerca de 15% (para 4,1:1), proporcionando desempenho ainda melhor.
O câmbio Tiptronic S de 6 marchas é opcional. Com o câmbio manual de 6 marchas, o Cayenne S Transsyberia vai de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, ou 0,5 segundo mais rápido que o Cayenne S.
Em quinta marcha (câmbio manual), o Cayenne S Transsyberia acelera de 80 a 120 km/h em 6,6 segundos – nada menos que dois segundos mais rápido que o Cayenne S.
A velocidade máxima é a mesma do Cayenne GTS: 253 km/h. O som do motor também é diferente, uma vez que o Transsyberia possui escapamento esportivo, com duas saídas.