A Porsche AG realizou sua Assembleia Geral Anual virtual em 7 de junho. O Presidente do Conselho Executivo, Oliver Blume, expressa sua satisfação aos acionistas da empresa e explica a estratégia atual, que a administração pretende continuar perseguindo, apesar das condições macroeconômicas desafiadoras. “Em 2023, a Porsche impressionou ao concretizar todas as suas previsões ambiciosas. Nossa posição financeira é robusta e, mesmo em tempos incertos, continuamos altamente lucrativos. Ao mesmo tempo, conseguimos um equilíbrio ainda melhor em nossas vendas nas regiões do mundo”, reflete Oliver Blume.

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Sua perspectiva para 2024 e para o futuro é ambiciosa e otimista em igual medida: “Para a Porsche, 2024 é um ano de lançamentos de novos produtos, com o maior programa de lançamento de modelos na história da empresa. Nos últimos meses, lançamos novos modelos para cinco séries de modelos. A partir deste ano, teremos a linha de produtos mais forte da história da Porsche”. No entanto, Blume também deixa claro aos acionistas: “Ter tantos lançamentos em um período tão curto é uma tarefa complexa e um desafio para a empresa. Estamos atualmente ganhando o impulso que nos levará a toda velocidade em 2025. Estamos lançando hoje as bases para nossos lucros de amanhã – e para os dividendos futuros”.

O Presidente do Conselho de Supervisão, Dr. Wolfgang Porsche, agradece aos 42.000 funcionários: “Em nome de todo o Conselho de Supervisão, quero expressar nosso especial agradecimento e reconhecimento. Com seu compromisso pessoal excepcional e sua consciência, todos vocês contribuíram significativamente para tornar o último ano financeiro mais um ano de sucesso, apesar de todos os desafios, permitindo-nos estabelecer novos padrões com nossos produtos também em 2023”.

De acordo com a política de dividendos, os Conselhos Executivo e de Supervisão propõem à Assembleia Geral Anual um pagamento de dividendos de aproximadamente 2,1 bilhões de euros para o ano financeiro de 2023. Isso corresponde a pouco menos de 41 por cento do lucro do Grupo após impostos, e a 2,30 euros por ação ordinária e 2,31 euros por ação preferencial. A médio prazo, a Porsche planeja pagar aos seus acionistas cerca de 50 por cento do lucro do Grupo após impostos. Além da votação sobre a proposta de dividendos, a agenda da Assembleia Geral Anual também inclui a reeleição dos representantes dos acionistas no Conselho de Supervisão, cujo mandato termina no encerramento da Assembleia Geral Anual. O Conselho de Supervisão propõe à Assembleia Geral Anual a eleição de todos os 10 atuais representantes dos acionistas para um novo mandato.

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No ano financeiro de 2023, o rendimento por ação ordinária foi de 5,66 euros e o rendimento por ação preferencial foi de 5,67 euros. As vendas do Grupo em 2023 totalizaram 40,5 bilhões de euros. Isso equivale a um aumento de 7,7 por cento (ano anterior: 37,6 bilhões de euros). O lucro operacional do Grupo aumentou 7,6 por cento para 7,3 bilhões de euros (ano anterior: 6,8 bilhões de euros). A margem operacional do Grupo permaneceu estável em 18,0 por cento – apesar das interrupções nas cadeias de suprimentos globais e dos investimentos excepcionalmente altos em digitalização, no portfólio de produtos e inovação e na experiência da marca. O fluxo de caixa líquido automotivo foi de 4,0 bilhões de euros no ano financeiro de 2023 (ano anterior: 3,9 bilhões de euros).

Com 320.221 veículos entregues aos clientes em 2023, a Porsche alcançou um aumento de 3,3 por cento em relação ao ano anterior, com as várias regiões de vendas ainda mais equilibradas do que em 2022. “Com o maior programa de lançamento de modelos na história da empresa, a Porsche atualizou abrangentemente o Cayenne, o Panamera, o Macan, o Taycan e o 911. Com isso, estamos reduzindo pela metade a idade média da nossa linha de modelos. Em termos tecnológicos, os novos produtos estão estabelecendo novos padrões no mundo automotivo. Temos muitas cartas na manga – e agora é a hora de jogá-las”.

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Entre outros tópicos, Oliver Blume fala aos acionistas sobre o novo SUV Macan totalmente elétrico, que será lançado em 2024: “Nosso best-seller de longa data, agora como um carro totalmente elétrico, continuará sendo o modelo de maior desempenho em seu segmento”. Referindo-se ao atualizado Porsche 911 apresentado há alguns dias, Blume diz: “Estou certo de que este 911 estabelecerá novos padrões mais uma vez”. É o primeiro 911 com um sistema híbrido. Inspirado no automobilismo, com ainda mais potência e dinâmica de condução ainda melhor. No Nürburgring Nordschleife, o novo 911 Carrera GTS foi 8,7 segundos mais rápido que seu antecessor. “Já está claro que essa tecnologia híbrida de alto desempenho é perfeita para o 911 Carrera GTS”, explica Oliver Blume.

Tão otimista quanto ele, o Presidente do Conselho Executivo também explica aos acionistas o chamado efeito V do mercado que acompanha cada lançamento de modelo: “Com o modelo anterior, temos uma redução gradual no número de unidades. Ao mesmo tempo, as novas gerações são introduzidas em etapas com base nos mercados e variantes”. Essa curva V para vendas e receita é normal. A Porsche se esforçará para controlá-la da melhor maneira possível para cada série de modelos. “A Porsche sempre seguiu seu próprio caminho – e sempre com nossos clientes em mente. Enfrentamos os ventos contrários. Vamos além. Mesmo que isso exija mais esforço. Especialmente porque pensamos a longo prazo”.

A Porsche está investindo decisivamente em seu futuro, não apenas por meio de novos lançamentos de produtos, mesmo – e especialmente – em tempos desafiadores. “Somente no ano passado investimos cerca de 5 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento e no ecossistema Porsche – o maior valor gasto na história da nossa empresa”, relata Oliver Blume. “Estamos avançando resolutamente na digitalização na empresa. Com um montante de 4 bilhões de euros nos próximos cinco anos, mais de 350 milhões dos quais serão investidos em dados e inteligência artificial”.

Porsche confirma previsões de longo prazo

A Porsche começou o segundo trimestre de forma robusta e está satisfeita com o desenvolvimento contínuo da demanda em quase todas as regiões. Apenas na China a demanda atual por produtos exclusivos permaneceu contida, tanto para bens de consumo quanto para automóveis. Apesar do ambiente macroeconômico desafiador prevalecente, a Porsche AG mantém suas previsões, desde que as circunstâncias macroeconômicas não se deteriorem significativamente. Para todo o ano de 2024, a empresa espera uma margem operacional do Grupo na faixa de 15 a 17 por cento.

Essa projeção é baseada em vendas do Grupo na faixa de cerca de 40 a 42 bilhões de euros. A médio prazo, a Porsche mantém sua previsão de uma margem operacional do Grupo de cerca de 17 a 19 por cento. A longo prazo, o fabricante de carros esportivos visa uma margem operacional do Grupo de mais de 20 por cento.