Está completando 40 anos um dos mais famosos e desejados esportivos de todos os tempos. Apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Frankfurt em 1963, o Porsche 911 tornou-se o maior sucesso da marca de Stuttgart. Criado seguindo os conhecimentos técnicos mais avançados da Porsche, ele transformou-se em referência mundial de carro esportivo e mantém essa condição até hoje. Suas linhas atuais são basicamente as mesmas do primeiro 911, um caso único em automóveis esportivos de sua categoria.
O Porsche 911 foi concebido para substituir outro modelo bem-sucedido: o 356, lançado em 1947. Em sua primeira versão, o 911 tinha motor de 6 cilindros “boxer”, refrigerado a ar, com 2,0 litros. Desenvolvia 130 cv a 6.100 rpm. Além das linhas mais modernas, o 911 tinha interior mais espaçoso que o 356.
Alguns detalhes mostravam a herança das pistas. A chave de ignição, por exemplo, foi colocada à esquerda do volante. Isso porque na 24 Horas de Le Mans a largada era dada com os pilotos correndo até o carro, sentando-se e dando a partida. Com a chave à esquerda, o piloto ficava com a mão direita livre para engatar a primeira marcha e partir. A chave à esquerda tornou-se marca registrada dos Porsches e permanece nessa posição até hoje.
Retoques
Nestes 40 anos, o Porsche 911 teve sua carroceria modernizada, mas sempre mantendo as linhas básicas do automóvel apresentado em 1963. E essa é uma das características mais atraentes deste modelo: manter um estilo muito próprio durante 40 anos, mas sendo atualizado tecnologicamente e recebendo motores cada vez mais potentes.
O estilo do Porsche 911 é um dos mais imitados do planeta. Detalhes diversos externos (polainas retráteis, espelhos retrovisores, conjunto ótico) e interno (volante, teclas, painel) serviram nesses 40 anos como inspiração para fabricantes de acessórios e até mesmo para outros fabricantes.
Hoje, os 911 têm motores de 3,6 litros com no mínimo 320 cv. Em 1997, último ano de fabricação dos 911 com motor refrigerado a ar, as versões aspiradas mais potentes chegavam a 295 cv, e as turbo, a 450 cv. Hoje, a versão GT2, a mais potente da linha 911, tem motor turbo de 3,6 litros que desenvolve 462 cv de potência.