Nova versão para o clássico 911 Carrera acaba de ser anunciada pela Porsche. A partir de abril, o superesportivo será oferecido mundialmente na versão Black Edition, limitada em 1.911 unidades – uma referência direta ao nome do luxuoso (e tradicional) velocista da fábrica de Stuttgart.

continua após a publicidade

Como o próprio nome diz, a série especial, tem a carroceria pintada de preto, além de diversos elementos que reforçam sua identidade, como o pára-brisas cinza e os instrumentos com fundo também preto. A Stuttgart Sportcar, representante oficial da Porsche no Brasil, confirmou que comercializará a edição por aqui, mediante encomenda.

O 911 Black Edition estará disponível nas carrocerias cupê e conversível (cabriolet). O motor é o conhecido 3.6 litros Boxer a gasolina, com seis cilindros opostos e capaz de entregar 345 cv de potência e fortes 39,7 kgfm de torque.

O gerenciamento é feito pela sofisticada transmissão automatizada PDK (Porsche-Doppelkupplung), de sete velocidades e dupla embreagem. De acordo com a montadora alemã, com ela o superesportivo acelera de zero a 100 km/h em rápidos 4,7 segundos na versão cupê – no cabriolet o tempo sobe para 4,9 segundos. A máxima em ambos é de 289 km/h. A edição também usa um câmbio manual de seis velocidades.

continua após a publicidade

De acordo com a Porsche, o desempenho da caixa automatizada é aproximadamente dois segundos superior ao da manual por conta do sistema Launch Control (ou Controle de Partida).

Esse recurso otimiza as trocas de marcha, encurtando o tempo de mudança para que o modelo ganhe velocidade de forma mais ligeira. Além do desempenho agressivo, o Porsche 911 tem consumo de combustível “moderado” na série: 10,2 km/l para o cupê e 10,1 km/l para o conversível, sem especificar, porém, em que ciclo se enquadra a média (rodoviário, urbano ou misto). Com o câmbio manual, os valores são maiores: 9,7 km/l e 9,6 km/l, na mesma ordem.

continua após a publicidade

Além de toda a robustez mecânica, o 911 Black Edition tem acabamento primoroso e uma lista de série exclusiva. As imponentes rodas de liga leve de 19 polegadas, por exemplo, são bicolores e têm aros fininhos, que deixam à mostra as pinças do freio pintadas em preto.

Por dentro, quase todo o interior é revestido em couro negro e há muitas molduras e detalhes em metal. Na tampa do porta-luvas, uma plaquinha indica a numeração da série limitada: apenas 1.911 unidades serão produzidas.

E o nome Black Edition aparece nas soleiras da barra das portas. Outro destaque é o sistema de som Premium da Bose, com “subwoofer” ativo e 13 alto-falantes (ou 12 no cabriolet).