Lançado em outubro último durante o Salão de Frankfurt (Alemanha), o Porsche 911 Carrera 4S Cabriolet (2+2), está chegando ao Brasil por US$ 198 mil. No mercado europeu, as vendas começaram no mês de outubro passado, logo após o evento.
O visual segue o estilo adotado na versão cupê, mas com a elegância típica dos esportivos que podem ser dirigidos com os cabelos ao vento.
Entre os atrativos do novo conversível está a capota que pode ser acionada com o carro em movimento (até 50km/h) e que é aberta ou fechada em apenas 20 segundos.
Os detalhes que diferenciam essa versão 4S das demais são a faixa vermelha entre as lanternas traseiras e aerofólio escamoteável, que é seis centímetros mais largo.
As rodas de aro 18 são montadas em pneus 225/40 no eixo dianteiro e 295/30 no traseiro, deixando à mostra os discos de freio perfurados com 33 centímetros de diâmetro. Como opcional, a Porsche oferece discos feitos de fibra de cerâmica, material leve e resistente a altíssimas temperaturas.
No que diz respeito à segurança, destaca-se a presença do sistema PMS, que conjugado com a tração integral, promete oferecer um comportamento dinâmico exemplar, conforme o fabricante.
O conhecido motor de 6 cilindros (contrapostos horizontalmente a 180º) com ignição eletrônica, 6 bobinas, injeção de combustível multiponto seqüencial, comando elétrico de acelerador (E-gas), 3,6 litros e 320 cv, acoplado ao câmbio manual, ajuda a assegurar o máximo prazer de dirigir, seja em estradas rurais sinuosas ou em longas extensões de estradas rápidas.
Segundo o fabricante, com a capota fechada, o Carrera Cabrio 4S é capaz de atingir 280 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, apenas dois décimos de segundo a mais do que o Coupé, um valor apreciável, uma vez que essa versão conversível é 70 quilos mais pesada.
Os equipamentos de segurança incluem o sistema PSM (Porsche Stability Management, ou Gerenciamento de Estabilidade Porsche) para controle de comportamento dinâmico, que trabalha junto com a tração nas quatro rodas para assegurar excelente estabilidade.
As linhas atraentes do novo Porsche são enfatizadas por sua asa traseira, 60mm mais larga que a do 911 Carrera.
