Os modelos populares e com mais tempo de mercado continuam encabeçando a lista dos carros mais roubados no país. A mais recente atualização feita pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNseg) mostra que VW Gol, Fiat Uno/ Mille e Palio, Chevrolet Corsa e Celta e Ford Fiesta não são apenas os campeões de venda no mercado nacional, mas também o alvo predileto dos ladrões. De janeiro até novembro deste ano, esse grupo representou cerca de 40% do total de casos registrados, que somou 233.159 unidades. Como estão em grande quantidade nas ruas, eles chamam a atenção, pois geram uma demanda aquecida de peças no mercado paralelo ilegal. Além disso, existe uma facilidade em revendê-los com os chassis “clonados”. Para chegar à lista, a entidade se baseia no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Confira a lista completa dos favoritos pelos ladrões.
1.º VW Gol
A grande frota circulante de Gol quase 6 milhões de unidades no país é um dos principais motivos pela preferência dos ladrões. Significa que há forte demanda no mercado de reposição ilegal de peças. Foram 39.086 unidades roubadas ou furtadas, quase o dobro do segundo colocado no ranking.
2.º Fiat Uno/Mille
Com fama de inquebrável e poucos impedimentos para atrapalhar o ladrão, o veterano hatch exige um seguro pesado e estacionamento fechado para garantir a tranquilidade de seu proprietário. O Uno/ Mille também tem uma gigantesca frota que quase chega a 3 milhões de unidades.
3.º Fiat Palio
Vendido no Brasil desde 1996, o Palio tem ingredientes para ficar entre os mais roubados: é um dos carros mais emplacados do país, a primeira geração é fácil de ser arrombada (projeto antigo das portas, com batente superior indo até o teto) e suas diversas variações usam muitas peças iguais.
4.º Chevrolet Corsa
O fato de ter saído de linha neste ano deverá aumentar o mercado de peças paralelas do Chevrolet Corsa – e, consequentemente, seu índice de roubo e furto. Foram 18 anos de mercado e quase 30 versões diferentes, considerando as carrocerias hatch, sedã, station wagon e picape.
5.º Chevrolet Celta
Resistente, popular e de fácil manutenção, o Celta tem virtudes que agradam tanto à gatunagem quanto aos consumidores. Isso explica sua presença entre os cinco mais vendidos – e os cinco mais roubados. É outro que sairá de cena em breve, o que deve aguçar o ímpeto dos bandidos.
6.º Ford Fiesta
O Ford Fiesta que mais interessa aos ladrões é a segunda geração brasileira, ainda à venda com o sobrenome RoCam. Com peças compatíveis com diversos outros modelos da marca, o hatch é uma mina de ouro para os desmanches ilegais, o que explica sua sexta colocação na relação dos mais roubados.
7.º Chevrolet Monza
Ícone dos anos 1980 e 1990, o Monza, apesar de não ter uma frota representativa, possui um bom mercado de peças, principalmente pelas adaptações de seus componentes em outros modelos, devido ao alto padrão de conforto oferecido. Em 2011, aparecia em nono.
8.º Volkswagen Parati
Descontinuada recentemente pela Volkswagen, a Parati é espaçosa e resistente e as peças tamb&eacut,e;m são compartilhadas em diversos modelos VW, o que a torna um alvo para a ladroagem e deixa a cotação de seu seguro nas alturas.
9.º Volkswagen Fusca
O Fusca, no Brasil há quase 60 anos, ainda está entre os carros mais roubados do país. Fácil de ser arrombado, quem tem o modelo em boas condições sabe que deixar na rua é pedir para ficar sem ele. Por ter sido largamente produzido, o mercado de peças é vasto, o que o faz persistir entre os mais roubados.
10.º Fiat Siena
Como compartilha peças com Palio, Palio Weekend e Strada, acaba virando alvo dos criminosos. O sedã compacto da Fiat passou a fazer parte do ranking dos dez mais este ano, com quase quatro mil unidades roubadas até novembro de 2012. Tirou o VW Fox da lista.