O estande da Volkswagen no Salão do Automóvel 2002 representa da forma mais clara e concreta a filosofia da marca no Brasil. Jovem, moderna e arrojada, sem esquecer sua experiência, tecnologia e tradição.
A começar pelo lançamento mundial do Polo Sedan, um três volumes Premium que será produzido exclusivamente no Brasil e exportado para diversas partes do mundo, inclusive a Europa, tal seu padrão de qualidade, dirigibilidade e nível de acabamento superior, não encontrados em nenhum outro veículo do segmento.
Referência mundial
Seguindo a filosofia de oferecer ao mercado o que de melhor pode ser feito em cada segmento, o Polo Sedan passa a ser a referência mundial entre os sedans de sua categoria. Com “design” irretocável, acabamento aprimorado, bem estar e conforto a bordo não encontrados em veículos dessa categoria, e ainda segurança e desempenho, o Polo Sedan é um dos grandes destaques do Salão Internacional do Automóvel 2002.
Esse é o lançamento mundial do modelo que será produzido exclusivamente na fábrica Nova Anchieta e exportado para diversos países, inclusive Europa. Isso mostra que o novo Polo Sedan é um carro de padrão mundial e nasceu como um modelo diferenciado e não apenas transformado de “hatch” em sedan, como é comum.
As linhas externas do novo Polo Sedan são marcantes e o definem como um Volkswagen da mais pura linhagem. A curva em arco do teto, as linhas limpas do capô, a inclinação do pára-brisa e o conjunto de faróis redondos com refletores de parábola complexa conferem um visual encorpado, forte e robusto ao modelo.
Visto de traseira é possível perceber a personalidade própria do Polo Sedan. A suave inclinação da tampa do porta-malas, lanternas horizontais com cantos arredondados que invadem o pára-lamas e pára-choques largo mostram suas tendências inovadoras.
Mesmo em sua versão de entrada, o novo Polo Sedan traz de série direção hidráulica, ar-condicionado Climatic, regulagens da coluna de direção e do banco do motorista, vidros verdes e pára-brisa degradê, rodas de 14″ com pneus 185/60 e “brake-light”.
Interior confortável e duas motorizações
Internamente o Polo Sedan chama a atenção pela qualidade no acabamento, espaço disponível para os ocupantes e nível de equipamentos instalados. Na frente, os bancos extremamente anatômicos, com apoio nas laterais envolvem motorista e passageiros. Além disso, possuem regulagem milimétrica permitindo que rapidamente se encontre a posição mais cômoda para sentar.
O banco do motorista possui ainda regulagem de altura do assento e prática gaveta na parte de baixo, ideal para guardar objetos pessoais. Para que o motorista encontre a melhor posição para dirigir, a coluna de direção possui ajuste de altura e profundidade.
Atrás, os passageiros têm espaço de sobra para as pernas, cabeça e cotovelos. A entrada e saída dos passageiros são facilitadas pelo bom ângulo de abertura das portas traseiras. O banco traseiro é bipartido 1/3 2/3, com chave (versão Highline). Com 432 litros de capacidade, o porta-malas do Polo Sedan acomoda facilmente a bagagem de toda família. E a instalação de dobradiças pantográficas resultou na ocupação de menos espaço do porta-malas, permitindo que seja usado até sua altura máxima sem que se corra o risco de molas amassarem os objetos, como é comum em outros sedans.
Motorização
Com duas opções de motorização, 1.6 de 101 cv de potência e 2.0 de 116 cv de potência, ambos de quatro cilindros em linha, com cabeçote em alumínio e de oito válvulas, o Polo Sedan oferece excelente desempenho, baixo consumo de combustível e reduzido custo de manutenção. O Polo Sedan com motor 1.6, acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 s e atinge a velocidade máxima de 185 km/h. Quando equipado com motor 2.0, a aceleração diminui para 10,3 s e a velocidade máxima sobe para 201 km/h, conforme dados da montadora. Os dois motores são dotados de injeção de combustível tipo multiponto seqüencial, sistema de acelerador inteligente E-Gas, de acionamento eletrônico (sem cabo), que proporciona aceleração progressiva e suave em qualquer condição de uso.
Completa o conjunto motopropulsor do Polo Sedan a caixa de câmbio MQ 200. Acionada externamente por cabos e internamente por garfos oscilantes apoiados em rolamentos, essa transmissão tem carcaça produzida em liga de magnésio e pesa apenas 30 kg.