Principal estrela da Volkswagen no Salão do Automóvel de São Paulo 2002, o Polo Sedan deverá ser a grande atração da mostra internacional que acontece de 10 a 20 de outubro, no pavilhão de exposições do Anhembi (SP), e que tem a expectativa de receber 500 mil visitantes. Esta será a primeira apresentação oficial do modelo, lançamento mundial da Volkswagen.
Com 4,17 metros de comprimento, 1,48 m de altura, 1,65 m de largura e porta-malas de 432 litros, o Polo Sedan inaugura o segmento “sedan premium”, concorrendo com veículos de maior porte.
Credenciais para isso o Polo Sedan tem de sobra. Será oferecido em duas versões de motores, 1.6 e 2.0 e utilizará a caixa de transmissão MQ 200, o melhor câmbio já fabricado pela Volkswagen. Virá com a mesma composição da versão “hatch”, inclusive direção hidráulica e ar-condicionado Climatic de série. O veículo será produzido na fábrica Anchieta, na mesma linha de montagem do Polo.
Com um design atraente, conta com os faróis duplos redondos dotados de lentes lisas e transparentes, já usados pelo Polo. Internamente, o veículo é requintado e bem acabado. O carro terá mais espaço para os passageiros: o Polo Sedan tem 1,48 m de altura, mais alto do que os sedans compactos existentes no mercado. O porta-malas, de 432 litros, é maior do que o dos concorrentes de maior porte.
Equipado com o motor 1.6, o Polo Sedan atinge a velocidade máxima de 185 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos, segundo informação da montadora. Esta excelente performance não compromete o consumo, que chega a atingir as marcas de 11,5 km/litro na cidade e 17 km/litro na estrada. Já a versão 2.0 leva o Polo Sedan a 201 km/h de velocidade máxima e faz de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos. Na cidade, esta versão faz 10,8 km/l e 15,8 km/l na estrada.
O Brasil será o primeiro país a produzir o Polo Sedan, que será exportado para a América Latina.