No fim do ano passado, a Volkswagen do Brasil iniciou as importações do novo Polo GTI. Um carro que atrai as atenções por onde passa – principalmente pela cor vermelha reluzente da carroceria – e impressiona quem o conduz.
O modelo fez sua estréia no Brasil durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro do ano passado.
O Polo GTI pode ser visto no Corujão, tradicional revenda VW de Curitiba, onde faz sucesso em seu salão de exposições. Sua parte frontal difere da versão nacional pela pintura preta da área em forma de trapézio, que identifica os carros da Volks. Além do emblema da marca, a grade, em forma de colméia, traz a inscrição GTI (Gran Turismo International), à esquerda – uma espécie de cartão de visitas.
As máscaras dos faróis, assim como as das lanternas, são escurecidas e dão ao carro aparência mais agressiva. As rodas de alumínio de 16 polegadas e cinco raios deixam à mostra os grandes discos de freio e as pinças pintadas de vermelho.
Os espelhos retrovisores externos contam com luzes repetidoras de direção. Por dentro predominam os tons escuros, inclusive no teto.
Os bancos são esportivos e trazem "air bags" nas laterais, além de inscrições "GTI" bordadas nos encostos.
O padrão do tecido é em estilo retrô, batizado pela VW de "Interlagos".
Há detalhes em vermelho nas costuras do volante e das alavancas do câmbio e freio de estacionamento, e nas bordas dos cintos de segurança.
O seu painel de instrumentos é equipado com dois grandes mostradores arredondados separados por um pequeno quadro onde ficam as luzes de alerta.
O conta-giros fica à esquerda e o velocímetro – com graduação até 260km/h -, à direita.
O console central e as saídas laterais de ventilação contam com acabamento metalizado.
Na traseira, o destaque vai para o discreto aerofólio sobre o vidro traseiro e o outro emblema "GTI" fixado sobre a tampa do porta-malas – para que fique claro que a versão do Polo está deixando você para trás. Por enquanto, o esportivo é oferecido apenas na configuração de duas portas. O motor 1.8 turbo do Polo GTI tem 150 cavalos de potência e é capaz de gerar um torque de 23,3 kgfm.
Segundo a montadora, o carro atinge uma velocidade máxima de 216km/h e é capaz de acelerar de 0 a 100km/h em menos de oito segundos. "Além da pintura vermelha, o esportivo "hatch" da VW é oferecido na cor prata, indicada para os que não fazem questão de chamar atenção", informou Antônio Carlos Altheim, diretor da Corujão.