Polo Blue Motion é agradável e econômico

Pioneira no lançamento de tecnologias revolucionárias, como o sistema de injeção eletrônica e os motores bicombustíveis Total Flex, a Volkswagen lançou o Polo BlueMotion, garantindo redução de até 15% nos níveis de consumo de combustível e de emissões de CO2.

Na Europa, o conceito BlueMotion está sendo empregado com sucesso em veículos movidos a diesel produzidos pela montadora. No Brasil, a Volkswagen é a pioneira na aplicação deste conceito em motores de ciclo Otto.

O Polo BlueMotion é equipado com o motor VHT 1.6 Total Flex, com sua central eletrônica ajustada para trabalhar em conjunto com as novas relações de marcha (mais longas).

Kit aerodinâmico com saias laterais e spoilers na frente e atrás reforça a impressão de carro com suspensão rebaixada. Mas passar em lombadas e valetas requer cuidado.

Na frente, a grade quase fechada melhora a aerodinâmica, enquanto o aerofólio na tampa do porta-malas complementa o trabalho ao diminuir a zona de turbulência atrás.

Os 8 kg extras de “aeroparts” são compensados pelo melhor desempenho do Polo em cortar o ar.

E assim o Cx caiu de 0,35 para 0,31. Até as palhetas limpadoras dos vidros foram substituídas por modelos mais aerodinâmicos.

Os Aero Parts, exclusivos deste veículo, são pintados na mesma cor da carroceria, assim como os frisos nas laterais e nos pára-choques, as carcaças dos retrovisores e as maçanetas das portas.

Leves e compactas, as rodas especiais de liga de alumínio Jerez, de aro 14″, fazem o conjunto pesar menos.

O jogo de pneus “ecológicos” 165/70 R14 usados no modelo cumpre função ambientalmente adequada. A sílica presente em sua composição diminui o atrito com o piso (sem diminuir a aderência), exigindo menos esforço do motor para tracionar o veículo com eficiência e segurança.

Para aprimorar a penetração aerodinâmica, a suspensão do Polo foi rebaixada. E sua direção com assistência eletro-hidráulica exige menos esforço do motor. De acordo com dados da VW, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos com álcool (a marca sobe para 11,5 com gasolina) e atinge a velocidade máxima de 190 km/h, também com o combustível etílico.

Em viagem de 200 quilômetros (Curitiba/Litoral/Curitiba), que inclui trechos de serra, a média com álcool foi 12,5 km/l, mostrando que o atrito dos pneus com o solo é menor e o carro deslancha com mais facilidade.

Na cidade, o carro fez 9 km/l, com álcool. O Polo BlueMotion é a primeira aposta ecológica de uma montadora de automóveis no Brasil.

Mas só o tempo dirá se o mercado está preparado para pagar 3.065 reais a mais por um carro 15% mais econômico, pois o Polo BlueMotion mostrou ser possível ter um automóvel que gasta pouco e anda bem. (BN)

Ficha técnica

Motor: Quatro tempos, 4 cilindros em linha, transversal, refrigeração a água, 1.598 cm³
Potência: 101 cv (gasolina) e 103 (álcool) a 5.500 rpm
Torque: 153 Nm (gasolina e álcool) de 2.500 rpm
Câmbio: Manual de cinco velocidades
Tração: Dianteira
Direção: Por pinhão e cremalheira; eletro-hidráulica
Rodas: Aro 14″, de liga-leve
Pneus: 165/70 R14 na dianteira e na traseira
Compr.: 3,92 m
Altura: 1,50 m
Largura: 1,65 m
Eixos: 2,47 m
P-malas: 250 litros
Peso: 1.079 kg (em ordem de marcha)
Tanque: 47 litros
Susp.: Dianteira independente, tipo MacPherson traseira interdependente, tipo barra de torção
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira
Cores: Prata Sargas
Preço: R$ 45,340 mil

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