A maioria dos motoristas tem por hábito calibrar com regularidade os pneus de seus carros, mas desconhecem a importância de tal medida. Aliada à velocidade da operação, certamente a calibragem influi na durabilidade dos pneus e no consumo de combustível.
Como no momento os pneus estão tornando-se mais caros e sofisticados, é interessante que recebam cuidados especiais, para que seu uso seja otimizado. A calibragem deve ser feita com o pneu frio, uma vez a cada 15 dias. Mas se vai viajar, de preferência deve-se obedecer as especificações constantes do Manual do Proprietário.
As instruções do manual, elaboradas pelo fabricante do veículo, determinam as condições normais de uso, evitan-do o desgaste dos pneus, a instabilidade, o desconforto ao dirigir e excesso de consumo de combustível. Com pressão muito baixa, os pneus têm maior atrito com a pista, forçando o motor a trabalhar mais, e conseqüentemente aumentando o consumo de combustível, superando em muito o estipulado pelo fabricante. Também torna o pneu mais vunerável a um buraco ou a qualquer outra irregularidade da rua ou da pista.
Se a calibragem for muito alta, o veículo torna-se desconfortável e instável, comprometendo freios, lonas e suspensão, bem como diminuindo sua aderência ao solo. Interessante é evitar os dois extremos, pois além de diminuírem a segurança do carro, comprometem a vida útil dos pneus em até 25%, segundo pesquisas.
A temperatura ambiente e a velocidade de rodagem são fatores que influem na pressão dos pneus. Segundo os “experts” é recomendável com o verão aumentar-se em 1 ou 2 libras/pol. a calibragem dos pneus para acompanhar a dilatação da borracha, que são diretamente proporcionais.
Mas no inverno, o ideal é a calibragem ditada pelos fabricantes. Em caso de viagem longa, em que o automóvel desenvolve altas velocidades, recomendável é acrescer-se de 2 a 4 libras/pol. para acompanhar o aumento de temperatura dos pneus, ocasionado pela rodagem.
Se sentir que a pressão está acima do desejado, espere o pneu esfriar para só então esvaziá-lo. O motorista deve lembrar sempre que a carga transportada determina a pressão dos pneus: “Quanto mais carga maior pressão”. Logo, calibrar, os pneus do automóvel com regularidade é muito importante.