Indústria japonesa investe pesado no mercado brasileiro automotivo e inaugura sua primeira fábrica no Brasil. Ocupando uma área de 6.000 m², a fábrica da Pioneer (inaugurada em março de 2004), está localizada no PIM (Pólo Industrial de Manaus) e emprega diretamente 150 trabalhadores e hoje conta com aproximadamente 300 funcionários.

continua após a publicidade

Com a crescente do mercado nacional, a empresa fez um largo investimento no valor de 32 milhões de reais na unidade fabril, que possui instalações com equipamentos de última geração, considerados padrão mundial da companhia. Esta unidade produzirá todos os aparelhos da linha 2006/2007 brasileira, incluindo os modelos High-End e o DVD automotivo AVH-P5750DVD.

Neste segundo ano, a multinacional deverá produzir outros produtos relacionados à linha automotiva, todos destinados ao mercado brasileiro. Atualmente, os negócios de acessórios eletrônicos para veículos ocupam a proporção de 40% das vendas mundiais do grupo.

Este é um excelente percentual de vendas, visto que só no Brasil o setor de automóveis fechou o primeiro trimestre do ano com ótimas notícias. De janeiro a março foram vendidas 396.233 unidades, o que representa um crescimento de 13,7% sobre o mesmo período do ano passado. Com o objetivo de atender os exigentes consumidores brasileiros, a indústria japonesa decidiu instalar-se no País para satisfazê-los da melhor forma possível, dentro de suas necessidades.

continua após a publicidade

Por sua excelência mundial, a Pioneer está certificada com o ISO 9001 / 2000 pela BVQI, a conformidade dos requisitos de montagem, produção e distribuição de auto-rádios, importação, comercialização e gerenciamento de rede de assistência técnica de produtos eletro-eletrônicos de áudio e vídeo.

Fundada em 1938 no Japão, a Pioneer deu início em suas atividades como produtora e vendedora de alto-falantes, sendo reconhecida no mercado como fabricante especializada em equipamentos sonoros. Após o lançamento do Laser Disc, a empresa diversificou seus produtos, especializando-se em equipamentos de áudio e vídeo como aparelhos de DVD, "home theater", e em equipamentos automotivos como "car áudio", "car navigation", alto-falantes, além de vários outros acessórios eletrônicos destinados exclusivamente aos automóveis.

continua após a publicidade