Para o piloto brasileiro Enrique Bernoldi, as novas regras a serem introduzidas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) no campeonato mundial de 2003 deixarão a Fórmula 1 bem mais justa. Ele elogia principalmente as mudanças nas provas de classificação e as possibilidade das equipes menores compensarem a falta de testes privados com duas horas extras de treinos livres nas manhãs de sexta-feira. O piloto paranaense se mostrou bem otimista em relação ao futuro da categoria. Correndo nos dois últimos anos pela equipe Arrows, que ainda está sob ameaça de falência, Bernoldi afirmou que o novo sistema de classificação vai ajudar as escuderias menores a conquistar novos patrocinadores e, também, a manter os que já têm.
“O fato de cada carro entrar na pista sozinho para fazer uma volta voadora vai garantir aos patrocinadores um mínimo de quatro voltas de exposição contínua a cada fim de semana de corrida”, comentou o piloto, lembrando que cada equipe alinha dois carros. “Esse sistema elimina o problema de só os carros de ponta aparecerem na televisão; os das equipes menores só eram vistos em casos de acidente ou saída de pista. Agora, considerando o tempo médio de volta, cada equipe vai ter entre cinco e seis minutos garantidos de exposição aos patrocinadores, considerando-se a sexta-feira e o sábado, o que vai melhorar a relação custo e benefício dos investimentos na Fórmula 1”.
Outro ponto que entusiasmou o piloto brasileiro foi a proposta da FIA de permitir duas horas de treinos livres às escuderias que limitarem seus testes a 10 dias por carro entre o início de março e de novembro. “Se esta regra já estivesse em vigor neste ano, a Arrows estaria em melhor situação”, comentou Bernoldi. “O que faltou ao Arrows A23 foram testes de desenvolvimento. A base do carro era muito boa, mas ficou estagnada, evoluiu pouquíssimo ao longo da temporada. As equipes que aceitarem a proposta terão seis horas de testes antes de se iniciarem os treinos”, comentou Bernoldi, lembrando que, além dos carros e pilotos titulares, as equipes poderão utilizar também o carro reserva.
“A única decisão de que não gostei foi a retirada da pista de Spa do calendário. Era uma das poucas em que o trabalho dos pilotos podia fazer alguma diferença”, finalizou. Dirigentes e donos de equipe da Fórmula 1 decidiram na segunda-feira mudar o sistema de pontuação das provas e os treinos classificatórios para as corridas. Também proibiram “ordens de equipe” para ultrapassagens, com o objetivo de aumentar a competitividade da categoria. A temporada 2003 da F1 distribuirá dez pontos ao vencedor, oito ao segundo colocado, seis ao terceiro, cinco ao quarto, quatro ao quinto, três ao sexto, dois ao sétimo e um ao oitavo.