Picasso passa por reestilização

picasso090807.jpgDepois de seis anos sendo produzido no mercado brasileiro, para alavancar suas vendas, a Citroën submeteu o Xsara Picasso à primeira reestilização.

O departamento de design da montadora francesa entrou em ação e tratou de renovar o visual do Picasso, que está sendo comercializado nas revendas da marca, com preços entre R$ 58.315 (Picasso 1.6 GLX) e R$ 73.380 (Picasso 2.0 Exclusive BVA).

Embora esta seja a primeira renovação desde o seu lançamento, em 2001, as mudanças do Xsara Picasso foram bem sutis. A maior reestilização está na dianteira. O Picasso 2008 recebeu o DNA de seus irmãos C5 e C4 Pallas: a grade da frente com o "chevron" (logo da Citroën) mais destacado. Além disso, recebeu uma faixa cromada de ponta a ponta e o pára-choque está maior e mais alongado. Para completar, o conjunto ótico ganhou uma nova expressão.

A traseira, como a própria Citroën descreve, "foi sutilmente revista".

Na verdade, as mudanças são quase imperceptíveis.

O pára-choque ficou mais alto e, conseqüentemente, a altura do porta-malas aumentou.

Os monogramas também estão localizados em novos lugares. Passaram da parte inferior da porta para o meio dela.

O "chevron" recebeu o mesmo tratamento do C5 e C4 Pallas.

As lanternas continuam com o mesmo design, mas ainda modernas.

O Xsara Picasso 2008 oferece excelente espaço para seus ocupantes.  Dispõe de três assentos individuais na parte de trás, oferecendo conforto para os passageiros. Aliás, o espaço interno pode ser organizado de acordo com o número de pessoas e de bagagem a carregar. Entre as novidades da parte interna está o novo acabamento, que deu aos painéis de porta e detalhes um aspecto mais sóbrio, em tons grafite.

O Picasso conta com inúmeros porta-objetos, entre eles um porta-luvas de 15 litros, um porta-objetos no console central, além de um porta-garrafa de 1,5 litro e um porta-copo em cada porta.

Vem, ainda, com descansa-braço nos assentos dianteiros (opcional no GLX), regulagem lombar, volante e assento do banco do motorista reguláveis em altura, alavanca do câmbio no painel central, travamento automático das portas acima de 10 km/h, opção de câmbio manual ou automático seqüencial.

A linha 2008 do Xsara Picasso possui duas opções de motorização: 1.6i 16V Flex e 2.0i 16V. O 1.6i 16V Flex desenvolve potência máxima de 110 cv quando abastecido com gasolina e 113 cv quando utilizado com álcool, sempre a 5.600 rpm.

O torque máximo é de 14,5 mkgf com gasolina e 15,8 mkgf com álcool, a 4.000 rpm. Já o motor EW-10J4 de 2.0 litros e 16 válvulas gera 138 cv de potência a 6.000 rpm e 20 mkgf de torque a 4.100 rpm.

De acordo com a Citroën, o novo Picasso brasileiro é diferente do modelo europeu, que, depois das mudanças recentes, ficou parecido com a versão brasileira anterior. Ou seja, o brasileiro está mais moderno. (BN)

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