Picasso GLX Flex é agradável de dirigir

ja21.jpgMais um modelo passa a ser equipado com motor bicombustível (gasolina-álcool) no mercado brasileiro: o Citroën Xsara Picasso. Integrante da linha Citroën 2007, o Xsara Picasso Flex passa a ser oferecido na versão de acabamento GLX, mantendo as características de desempenho, dirigibilidade e conforto que o consagraram como um dos mais atrativos do mercado nacional.

O motor flex, com 1.597 cm³, mantém os 110 cv quando utilizado com gasolina e passa a disponibilizar 113 cv quando utilizado com álcool, sempre a 5.600 rpm. O torque máximo é alcançado a 4.000 rpm – 14,5 kgfm com gasolina, 15,8 kgfm com álcool. Esses números tornam o Picasso 1.6i GLX 16V Flex agradável de dirigir, tanto na cidade quanto na estrada.

ja22.jpgEntre as alterações necessárias para a transformação do motor 1.6i 16V (TU5JP4) em flex, estão o remapeamento do calculador motor (central de gerenciamento eletrônico do motor). A nova calibragem foi desenvolvida especialmente para atender às condições brasileiras e o gosto dos consumidores, que apreciam motores potentes com boas retomadas de velocidade, tornando o motor econômico com qualquer proporção dos dois combustíveis.

Segundo a montadora francesa, o Picasso Flex demora 10,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h com 100% de gasolina (10,4 s com 100% de álcool) e aos 186 km/h atingidos na velocidade máxima com 100% de gasolina (189 km/h com 100% de álcool). Externamente, o modelo recebeu a identificação Flex na tampa do porta-malas, além das indicações álcool/gasolina no interior da tampa de abastecimento.

ja23.jpgO Xsara Picasso Flex oferece dimensões que o colocam entre os carros de tamanho médio, assegurando conforto em proporções inéditas, permitindo obter generosa habitabilidade (4,27 m de comprimento, 1,66 m de altura e 1,75 m de largura). O Picasso oferece, ao mesmo tempo, três assentos traseiros de tamanho idêntico e um vasto porta-malas de 550 litros (1.350 litros com os bancos traseiros dobrados e 2.128 litros com a remoção dos bancos traseiros).

Para atender as expectativas de seu consumidor, o Xsara Picasso Flex possui comodidades como os 10 porta-objetos e as múltiplas funcionalidades oferecidas pela multiplexagem, o que contribui para tornar a vida a bordo agradável. Tudo no Picasso foi feito para oferecer conforto ao motorista, a começar pela posição de dirigir. O Picasso Flex na versão de acabamento GLX chega às revendas com preço promocional de R$ 52.490,00. (BN)

Olho clínico

ja33.jpgImpossível afirmar que o Picasso não é um carro agradável de dirigir. Uma família que possui quatro pessoas acomoda-se confortavelmente em seu interior e há bastante espaço para a bagagem, afinal são 550 litros com os bancos nas posições normais. Então, para viajar nos finais de semana é excelente. E, provavelmente, quem compra o Picasso, principalmente com a motorização 1.6 16V, não está muito interessado em aceleração de 0 a 100 km/h (10,7 segundos) e nem em velocidade máxima (186 km/h). Quer saber de conforto e espaço, e nesses dois itens esse Citroën tem de sobra.

O visual do Picasso continua o mesmo. Da mesma forma quando ganhou a transmissão automática, os estilistas mantiveram as linhas em harmonia e a ampla área envidraçada. Na dianteira curta chama a atenção o capô inclinado e a estreita grade na frente, com o emblema da marca ao centro. O conjunto ótico também não vem com novidades. Os faróis de neblina e as rodas em liga leve são vendidos como acessório.

ja36.jpgPára-choque na cor do veículo, faróis halógenos com temporizador e regulagem de altura, pára-brisa atérmico, vidros verdes, trava elétrica com comando à distância, retrovisores com comando elétrico são itens de série neste Picasso, que mede 4,27 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1,66 m de altura.

Seu painel, embora seja o mesmo desde o início das vendas no Brasil, continua moderno. Todos os instrumentos estão à mão e são de fácil visualização, principalmente o velocímetro, localizado no centro do painel, e os números enormes são visualizados até pelos passageiros. Bom para o controle da velocidade.

ja35.jpgEntre os equipamentos de série há computador de bordo, painel digital, ar-condicionado, "air bags", volante com regulagem de altura e vidros verdes.

Claro que o desempenho também é importante. O Xsara Picasso com motor 1.6 16V Flex agradou durante a avaliação feita pelo Jornal do Automóvel, realizada na BR-277, Estrada das Praias. A nova versão mostrou-se ágil, com boas retomadas e freadas seguras. Seu motor 1.6 Flex está acoplado à caixa de câmbio, de cinco marchas à frente, que teve o escalonamento de marchas redefinidos para oferecer desempenho também em baixas velocidades. Isto porque é comprovado que o motor 16V desenvolve melhor na estrada. A terceira, a quarta e a quinta marchas foram encurtadas para que o veículo não perdesse torque. E ficou muito bom. (BN)

FICHA TÉCNICA – Picasso Flex 1.6

Motor: 6 16V, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, gasolina

Cilindrada: 1.587 cm3

Nº de cilindros: 4

Potência máxima: 110 cv a 5.750 rpm (a gasolina)  e 113 cv (a álcool)

Torque máximo: 14,5 mkgf a 4.000 rpm (gasolina) e 15,8 kgfm (a álcool)

Transmissão: manual de 5 velocidades

Tração: traseira

Suspensão:

Dianteira: independente, tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora;

Traseira: eixo com braços longitudinais, independentes, com barra de torção transversal, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.

Direção: hidráulica progressiva

Freios: discos ventilados na dianteira e a tambor na traseira.

Rodas: 6 x 15 polegadas

Pneus: 185/65 R15

Carga útil: 519 kg

Capacidade porta-malas: 550 litros / 1350 litros com os bancos traseiros rebatidos

Capacidade do tanque: 55 litros

Desempenho:

Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,7 segundos (gasolina) e 10,4 segundos (a álcool)   

Velocidade máxima: 186 km/h (gasolina) e 189 km/h (álcool)

Preço promocional de lançamento:

Picasso GLX 1.6i 16V Flex: R$ 52.490,00

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo