Dois anos depois de ser lançada no País, a minivan Picasso continua sendo referência de “design”, seja por fora ou por dentro. Quando chegou ao mercado, o carro, cujo nome foi inspirado no famoso pintor Pablo Picasso, impressionou pelo estilo e pelo visual ousado.

Agora, na versão 2004, o modelo agrega doses extras de requinte e soluções a fim de tornar a condução mais agradável, como novo revestimento interno e os novos recursos eletrônicos possíveis com a adoção do sistema “bivancam” de multiplexagem.

As mudanças promovidas são aparentemente simples, a começar pelo aumento de peso do pomo da alavanca de câmbio, para proporcionar maior firmeza e segurança nas trocas de marchas. A adoção do novo sistema de embreagem hidráulica eliminou as vibrações e os ruídos normalmente transmitidos pelo cabo convencional, proporcionando operação mais suave e precisa. Fora estas vantagens, por dispensar ajustes periódicos, o comando hidráulico garante economia no custo de manutenção.

Outra providência para tirar melhor proveito do motor foi a opção pelo acelerador eletrônico ou sistema VDO. A reação ao comando do motorista é transmitida por impulsos elétricos a uma central eletrônica que gerencia, por meio de motor elétrico, a abertura da borboleta de modo progressivo. Isso faz com que os trancos nas retomadas ou nas desacelerações bruscas sejam eliminados.

O Xsara Picasso 2004 também ganhou volante igual ao usado no C5, de melhor “pegada”. A buzina foi transferida para o centro do volante. As hastes da seta e dos limpadores ganharam novo formato, mais ergonômico e funcional. O comando do rádio/CD player passou a ser feito por um satélite instalado atrás do volante.

De resto, permanece tudo igual à versão anterior (2003), como a boa posição de dirigir, comportamento dinâmico dos melhores e o desempenho satisfatório do motor de 2,0i litros de tração dianteira, 16 válvulas, com 118 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 19,8 kgfm a 4.100 rpm.

Internamente, o modelo ganhou novos padrões de tecido e cores. A versão Exclusive, “top” de linha, passou a usar o revestimento Chimères, do tipo aveludado, e a GLX, o Metropolo. Entre os recursos de conforto, o Picasso fabricado no Brasil conta com bancos dotados de apoio de braço e itens de série como quatro “air bags”, direção hidráulica, volante com regulagem de altura, trio elétrico, painel digital e saída independente de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro.

OLHO CLÍNICO

O Picasso Exclusive 2004 traz poucas, mas boas novidades, como o travamento automático das portas ao atingir 10 km/h. No caso do câmbio, por exemplo, a mudança foi o aumento de peso do pomo da alavanca, para favorecer sua inércia de deslocamento e facilitar os engates, por se tratar de uma alavanca curta, instalada no painel e não no assoalho.

Ao dirigir o modelo 2004, notei uma evolução na suspensão, adotada há alguns meses: nos amortecedores, de modo a evitar o ruído de fim de curso ao passar mais rápido por lombadas ou descer de calçadas, por exemplo. E a novidade mais aguardada ficou para maio: a opção de câmbio automático, que as suas concorrentes Scénic e Zafira já têm.

Mas nem tudo pode ser perfeito. E assim sendo, a posição de dirigir do Picasso não é das melhores, já que os pedais ficam muito inclinados. E o motorista ainda tem que, habituar com a posição de dirigir e com os instrumentos instalados no centro do seu painel futurista.

O Picasso transporta 550 litros de bagagem. Segundo a montadora francesa, acelera de 0 a 100 km/h em 9,7s. Sua velocidade máxima é de 203 km/h e seu tanque tem capacidade para 55 litros de combustível. Dependendo da maneira de dirigir, o Picasso faz 9,6 km/litro na cidade e 15,6 km/litro na estrada. Enfim, o Picasso 2004 é uma minivan moderna que “enfeitiça” por seu estilo ousado e conforto.

Ficha técnica

Motor: dianteiro, transversal, 2.0, 16 válvulas, 4 cilindros em linha, gasolina;

Cilindrada: 1997 cm3

Potência Máxima: 118 cv a 5.500 rpm

Torque Máximo: 19,4 kgfm a 4.100 rpm

Relação peso/potência: 11,06 kg/cv

Alimentação: injeção eletrônica multiponto sequencial.

Transmissão:

Tração: dianteira

Câmbio: manual de cinco marchas e ré

Suspensão:

Dianteira: McPherson, com molas helicoidais, bandeja reforçada, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora;

Traseira: eixo com braços oscilantes, amortecedores hidráulicos inclinados, barra estabilizadora e barra de torção.

Direção: hidráulica progressiva

Freios: a disco ventilados nas rodas dianteiras (com ABS de série na versão Exclusive), a tambor nas rodas traseiras.

Pneus: Michelin 185/65 R15

Pesos/dimensões/capacidade:

Peso bruto total: 2.150 kg

Peso em ordem de marcha: 1.306 kg

Carga útil: 544 kg

Carga Transportável (inclui passageiros): 894 kg

Altura Total: 1,63 metros

Largura Total: 2,00 metros

Comprimento Total: 4,27 metros

Distância entre-eixos: 2,76 metros

Porta-malas: 550 litros (na altura dos encostos traseiros) e 2.128 litros (total, sem os bancos traseiros)

Tanque de combustível: 55 litros

Desempenho:

Velocidade máxima: 203 km/h

Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,7 segundos

Consumo: 9,6 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada

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