Para atender ao gosto dos consumidores brasileiros, as montadoras têm investido nos modelos esportivos e utilitários. Assim surgiram alguns modelos adaptados para parecerem mais valentes, com jeitão de fora-de-estrada ("off-road"), que caíram no gosto do brasileiro. A moda foi lançada em 1999 pela Fiat que turbinou o Palio com tração nas quatro rodas, mais altura do chão e visual agressivo, criando a versão Adventure.
Recentemente no 23.º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a Volkswagen lançou a Saveiro Crossover, com forte apelo esportivo e grande aceitação, principalmente nos centros urbanos e entre o público jovem. Derivada da Saveiro SuperSurf com motor 1.8 a gasolina, a Saveiro Crossover é um modelo "top" que incorpora a característica de veículo preparado para todo terreno com o conforto de carro de passeio, com forte vocação para estradas. A picape vem equipada com o "Kit Cross" (quebra-mato, estribos laterais com apóia-pés e "santo antônio").
Nesse segmento a GM do Brasil oferece a picape Montana que tem aquilo que é fundamental numa picape: a maior capacidade de carga de sua categoria. Proporciona também dirigibilidade e conforto sem comparação no segmento, além, é claro, da versátil motorização Flexpower.
A Chevrolet Montana revolucionou o mercado brasileiro de picapes. Ela foi o primeiro veículo nacional a ser equipado exclusivamente com motor Flexpower. A Montana "Off Road" tem um ar mais aventureiro e rústico. Isso é ressaltado principalmente pelo quebra-mato com faróis de milha incorporados e pelo "Santo Antônio", além das rodas de liga leve de 14 polegadas com desenho exclusivo e dos estribos laterais. E a Montana "Sport", com detalhes da carroceria na cor do veículo, tem saias laterais, rodas de liga leve de 15 polegadas, capota marítima, entre outros itens que garantem um estilo mais esportivo, mais urbano e refinado.
E a bem-sucedida linha de versões Adventure da Fiat (a picape Strada e o Palio Weekend), ficou ainda mais completa com a chegada do Doblò Adventure, a primeira "multivan" com apelo fora-de-estrada do País. Com altura mínima em relação ao solo superior a seus concorrentes diretos, maior porta-malas da categoria, seis faróis ? entre os principais, de neblina e de longo alcance ?, o Doblò Adventure destaca-se por sua praticidade e conforto para toda a família, tanto em estradas de terra como em áreas urbanas. A picape Strada e o Palio Weekend atendem a quem precisa de um veículo robusto para trilhas leves e são mais acessíveis que os modelos 4X4. Sob o capô de todos os modelos Adventure da Fiat, pulsa o motor 1.8, que propicia um bom torque em baixas rotações, característica importante para condução no fora-de-estrada. A maioria dos consumidores aprecia a imagem de juventude que esses carros oferecem. (BN)