As picapes gigantes Ford Super Duty F-650/F-750 atingem um segmento de compradores ligados ao trabalho pesado, mas, também, de proprietários com instinto de superioridade e até de exibicionismo. Quem guia um veículo desse porte não passa despercebido aonde quer que esteja.

continua após a publicidade

O inicio da produção aconteceu no ano 2000, para substituir as gerações anteriores dos F-600, F-700 e F-800, que estavam no mercado desde 1980. As gigantes Super Duty atuais destinam-se ao mercado de utilitários para a construção civil, reboque, empresas de transporte, diversão “off-road” e como pau-pra-toda-a-obra de prefeituras.

Na fábrica de Escobedo, no México, as modernas F-650 e F-750 são produzidas pela Ford Motor Company em “joint venture” com a Navistar International. As picapes Ford utilizam chassi do caminhão International e são equipadas com motores Cummins Diesel e gasolina Ford V-10, 6.8 litros com 362 cv de potência.

Para 2012, a Ford já anunciou um novo “facelift” da cabine que receberá um interior mais atualizado, dentro da moderna linha Super Duty, com ampla tecnologia de eletrônica embarcada, além de um novo motor a gás natural comprimido. A gama de versões é grande e inclui modelos com tração 4×4 e câmbio de 6 velocidades com transmissão automática.

continua após a publicidade

Com sono

Um novo sistema de alerta para o motorista sonolento ou com alguma indisposição física, que esteja prejudicando a condução normal do veículo, como por exemplo, dirigindo em zigue-zague na rodovia, ou se aproximando demasiadamente do acostamento, ou mesmo, invadindo a pista contrária repetitivamente, permitirá que ele seja avisado por sinais sonoros e visuais que aparecem no painel de alguns modelos da Ford.

continua após a publicidade

O Alerta do Motorista, como foi batizado o novo sistema de segurança implantado pela Ford, já está disponível em alguns carros como o novo Ford Focus, Mondeo, S-MAX e Galaxy.

Este sistema usa tecnologia avançada e algoritmos para analisar o desempenho do condutor e emitir avisos se este demonstrar sinais de sonolência ou uma condução errática. Se a diferença for significativa, o sistema emite um alerta.

Se o condutor continuar a demonstrar um comportamento sonolento, um alerta mais vigoroso surgirá no painel, exigindo que o condutor pressione o botão de OK, para cancelar o aviso.