Valeu à pena esperar 16 anos. A nova S10 lançada em Campinas (SP), na semana passada, evoluiu. A picape média da Chevrolet ganhou “design” externo e interno inéditos, medidas maiores, câmbios e motores novos, além de estar mais equipada. O modelo global que a GM do Brasil apresentou em Campinas, foi projetado pelo Centro de Desenvolvimento da GM do Brasil, em São Caetano do Sul. Acompanhando a identidade dos mais recentes lançamentos da GM, a nova picape S10 traz frente alta e grade cortada pela barra que ostenta o logo da Chevrolet. Na base do pára-choque, totalmente redesenhado, vão os faróis de neblina, disponíveis a partir da configuração LT. Na lateral, linha de cintura alta e vincos na base das portas são apelos estéticos ausentes no antigo modelo. Na traseira, lanternas com elementos tridimensionais. No caso da versão LTZ, elas são compostas por LEDs. As rodas são de 16 ou 17 polegadas, de acordo com a versão.
O seu interior está mais espaçoso e confortável. O painel traz linhas fluidas, integrado com o console central e o conceito de “dual dockpit”. O interior S10 combina características de “design” encontradas num carro com a ousadia e a robustez esperadas numa picape deste porte. Versões intermediárias e “top” de linha têm painel em duas cores. A segunda geração traz equipamentos como volante com comandos de áudio e revestido em couro, banco do motorista com ajuste elétrico de 6 posições, ar-condicionado digital e painel com “display” digital. O ajuste da coluna da direção, no entanto, se restringe à altura. Serão 12 configurações da picape, que se dividem entre motores Diesel e Flex, cabine duplas e simples, tração 4×2 e 4×4 e ainda três níveis de acabamento e equipamentos: LS, LT e LTZ, respeitando a nova nomenclatura aplicada a todos os veículos Chevrolet. Uma das novidades da S10 2012 é o motor 2.8 CTDI Turbodiesel, da MWM, totalmente novo. De acordo com a GMB são 180 cavalos e 47,9 kgfm de torque (no modelo manual são 44,9 kgfm), ante os parcos 140 cv e 34,7 kgfm de torque do antigo 2.8 que equipava o modelo anterior.
Foi mantido o motor 2.4 Flexpower, mas com alterações que elevaram seu torque de 21,9 kgfm para 24,1 kgfm, quando abastecido com etanol – a potência de 141/147 cv permanece inalterada. Os novos motores ganharam novas transmissões. A manual mantém 5 marchas, mas a automática agora oferece 6 e com opção de trocas manuais. E a escolha da tração (4×2, 4×4 ou 4×4 reduzida) é feita por botão. No quesito segurança, a nova S10 se defende com ABS com distribuição eletrônica (EBD), controle de estabilidade (ESC) e controle de tração (TC), além de “airbags” frontais. As cores disponíveis são branco, preto, prata, bege e dois tipos de cinza. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem. A versão mais simples do modelo, a cabina simples 4×2 – versão LS – terá preço inicial de R$ R$ 58.868,00 e chega a R$ 135.200,00.
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