Picanto 2012 é um esportivo invocado

No Salão de Genebra deste ano, a Kia mostrou a segunda geração do subcompacto Picanto, com imagem mais esportiva e carroceria duas portas. Um estilo para seduzir mais compradores.

Se o antigo modelo, surgido em 2004 com um estilo meio apagado (até a primeira reestilização), conquistou 1,1 milhão de donos, o novo modelo deve responder por número bem maior nas contas da Kia, graças ao estilo agressivo, acompanhado de novidades mecânicas e de equipamentos.

Além disso, cresceu em dimensões para se destacar no mercado europeu de carros urbanos. Fato é que o Picanto 2012 ficou alinhado ao novo estilo de desenho da montadora coreana, criado pelo diretor de estilo Peter Schreyer, ex-chefe de “design” da Audi.

Recortado por vincos, o Picanto 2012 tem faróis elevados, que podem receber iluminação auxiliar em LEDs, tal como as lanternas. A grade boca de tigre, traço dos Kia, está lá fazendo par com a entrada de ar no pára-choque ladeada por faróis de neblina em gotas.

A linha de cintura é demarcada por um vinco, que começa nos pára-lamas e circunda a carroceria, dando formato côncavo à tampa e moldando as lanternas em bumerangue.

O Picanto cresceu. O comprimento de 3,60 metros agora é seis centímetros maior, enquanto a distância entre-eixos é 1,5cm maior, com 2,38m. A capacidade do porta-malas é de 200 litros, 27% maior.

Por dentro tudo lembra um modelo da Kia, com pequenas diferenças de escala. O  volante de três raios, adotou formato de apenas dois raios, mas manteve os botões de atalho presentes nos Kia mais caros. 

O aparelho de som integrado ao painel é ladeado por duas saídas de ar. E o ar condicionado é digital, sublinhado por uma faixa de plástico prateada. Seu motor mais potente continua a ser um 1.2 de 85cv e 12,3kgfm de torque, mas de uma geração mais moderna.

A opção 1.0 foi mantida, só que com três cilindros em duas versões: a gasolina ou a gás liquefeito de petróleo, GLP, popular em alguns países europeus, como a Itália.

O motor a gasolina agora com 69 cv e 9,7kgfm, contra 64cv e 8,9kgfm do modelo 1.0 atualmente vendido em nosso País. As opções de câmbio continuam sendo o manual de cinco marchas ou o automático de quatro velocidades.

O pacote de itens de série e opcionais é variado, incluindo ar-condicionado digital, partida sem chave, controles de som no rádio, espelhos retrovisores elétricos, som CD/MP3 com USB e viva-voz Bluetooth, assentos aquecidos, além de sistema “Start/Stop”, que desliga o motor em paradas e o coloca em funcionamento na hora em que se acelera.

Em matéria de segurança, conta com freios ABS com EBD, controle eletrônico de estabilidade e até seis “airbags”. Esses Itens devem ajudar as vendas do compacto carrinho da Kia no Brasil.

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