Peugeot Sésame, multiuso moderno, é atração em Paris

Toda vez que a Peugeot apresenta um “concept car” trata-se de um exercício ou de uma pesquisa, o que, normalmente, corresponde aos domínios do estilo, da arquitetura, da mecânica e da inovação tecnológica.

O Sésame certamente corresponderá às expectativas e desejos dos clientes de veículos de pequenas dimensões. Posicionado no segmento B, com 3,70 m de comprimento e definido, sobretudo, em torno de duas portas laterais corrediças, o Sésame caracteriza-se como ótima opção tanto para uso no trânsito urbano como em estradas e auto-estradas, oferecendo quatro lugares individuais, de fácil acesso.

Com capô excepcionalmente curto, o veículo recebeu teto em vidro acompanhado por duas barras metálicas. Com um pára-brisas de grandes dimensões, o Sésame apresenta grande área envidraçada. Pelo seu desenho, a dianteira do carro mantém a identidade com a marca e, neste aspecto, integra-se muito bem na “família” Peugeot.

Prático e, ao mesmo tempo, lúdico, a parte inferior do pára-brisas do Sésame, cuja moldura é preta, se situa no nível dos eixos das rodas dianteiras e o pára-brisas fica ligeiramente recuado, fazendo com que as colunas dianteiras pareçam ainda mais avançadas.

Visto de lado, é possível perceber que as colunas do pára-brisa são desenhadas em curva e que o painel lateral traseiro forma, em conjunto com o pára-lamas, um desenho semelhante à ponta de uma flecha arqueada. A forma de cada porta lateral corrediça corresponde à cerca de um terço do comprimento do carro. O deslocamento das portas é feito por intermédio de uma roldana deslizante sobre uma calha aparente, construída no pára-lama traseiro.

Pintado na cor amarelo luminoso, o Sésame tem interior amarelo e azul-escuro; os comandos de abertura das portas e os retrovisores externos também são cromados e amarelos e as rodas são de 17″ em liga leve.

Em termos de motorização, esse conceito pode receber um propulsor de 1,6 litros com potência de 80 kW (cerca de 110 cv), com câmbio mecânico. A direção com assistência elétrica, a suspensão dianteira do tipo pseudo-Mc Pherson com barra estabilizadora desalinhada, uma travessa traseira semideformável e quatro freios a disco compõem a parte mecânica.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo