Inovação e exclusividade caracterizam o 908 RC, novo "concept-car" da Peugeot, que será apresentado no Salão de Paris. A partir do início de outubro, a Peugeot vai mostrar no Salão de Paris (França), o protótipo 908 RC. Trata-se de um cupê de quatro lugares e quatro portas, na linha do Mercedes-Benz CLS e do futuro Porsche Panamera.
A sigla RC faz alusão aos "concept cars" RCª e RC¨, apresentados em 2002, cuja arquitetura serviu de inspiração durante a concepção deste projeto inovador. Fontes da montadora disseram a veículos de comunicação europeus que, embora não exista plano para produzir o carro em série, seu estilo fornecerá inspiração para o substituto do sedã 607.
O 908 RC tem estrutura baixa, que ressalta a esportividade, faróis com LEDs no lugar de lâmpadas e capô dividido em duas partes, com detalhes cromados. Por conta de suas esculturais rodas em alumínio, compostas por vinte raios e grandes dimensões – 20" à frente e 21" atrás -, o conjunto do modelo sugere um estilo extremamente felino, que se exprime desde a frente do veículo até a extremidade das lanternas traseiras. Seu capô é inspirado num formato felino, dividido em duas partes, um de cada lado da zona central, sublinhada por uma peça cromada. Acima deste elemento, surge o logo da marca francesa.
Na lateral, o destaque está nas rodas de 20 polegadas, na frente, e 21", na parte de trás. A traseira tem como destaques os faróis, com insertos de alumínio, e saídas de escape cromadas. A pintura exterior é feita na cor preto-metalizado, com detalhes azulados.
Segundo a Peugeot, a grande área envidraçada, de 3 metros quadrados, proporciona um interior bem iluminado. O acabamento traz materiais como couro cinzento no revestimento dos bancos, além de alumínio, carvalho castanho e cromo. Há itens de conforto como controle de funções do carro no volante e ar-condicionado que disponibiliza quatro zonas de temperatura. O porta-luvas é refrigerado.
O 908 RC terá sob o capô um propulsor 5.5 V12, a diesel, desenvolvido especialmente para a tradicional corrida 24 Horas de Le Mans (França). Segundo o fabricante, ele rende 700 cavalos e brutais 120 kgfm de torque. Na parte aerodinâmica, destaque para o aerofólio móvel. Ele fica dissimulado na tampa do porta-malas e se abre de acordo com a forma de dirigir do condutor. O objetivo é aumentar, se necessário, o apoio aerodinâmico ao eixo traseiro.
Assim, o Peugeot 908 RC se apresenta como uma interpretação luxuosa do futuro veículo de competição. Destina-se a uma clientela virtual absolutamente topo de gama, habituada a um elevado nível de desempenho, mas, sobretudo, apaixonada pelo automóvel e pela sua história, em busca de inovação, um estilo forte e um prazer de condução acima do comum.