Dedicado às bicicletas e motos, o 67º Salão Internacional de Milão 2009 na Itália , serviu de palco para a apresentação oficial do Peugeot HYbrid3 Evolution Concept, protótipo híbrido com três rodas que gasta apenas dois litros de gasolina para cada 100 quilômetros percorridos.
O HYbrid3 Evolution Concept é uma versão “scooter” do protótipo HYbrid Compressor, que o construtor francês apresentou publicamente no Salão Automóvel de Paris (França) do ano passado.
A versão ‘scooter’ deste protótipo híbrido tem duas rodas dianteiras e uma traseira e é impulsionada por dois motores elétricos, instalados nas rodas dianteiras, e por um motor a gasolina colocado na traseira do veículo. Os motores funcionam de modo independente ou conjugado.
Este motor de 300cc tem uma potência máxima de 41 cavalos de potência, enquanto as baterias asseguram 3 kW a cada motor elétrico. O “scooter” conta com um sistema de recuperação de energia das frenagens. De acordo com a Peugeot, o veículo gasta dois litros de gasolina para percorrer 100 quilômetros, com 48 g/km de emissões de CO2.
Com centro de gravidade muito baixo para este tipo de veículo, o HYbrid3 Evolution Concept é de fácil utilização urbana. Tem 82 centímetros de altura e pode acomodar um passageiro atrás do piloto, como uma moto normal.
Tem freios a disco nas três rodas e sistema ABS – segundo o construtor, as frenagens são 30 por cento mais eficientes do que numa “scooter” de duas rodas com sistema de freio tradicional.
Externamente destacam-se as lâmpadas LED, os pára-lamas dianteiros e os acabamentos ‘hi-tech’. Sua comercialização deverá iniciar-se em 2011 como um Peugeot 3008 híbrido, equipado com um motor HDi à frente e um motor elétrico na traseira.
Para completar, o “scooter-conceito” da Peugeot tem sistema Stop & Start, que desliga o motor a combustão em congestionamentos ou outras situações em que o condutor tenha de ficar parado por muito tempo.
Assim que é preciso voltar a andar, o motor é acionado sem que o condutor perceba, algo ainda mais tranqüilo se considerarmos os propulsores elétricos, os primeiros a ser acionados para dar movimento ao HYbrid3.