O segmento dos “aventureiros urbanos” continua dando lucro para as montadoras.
Prova disso é o lançamento da 207 Escapade, versão fora-de-estrada light para a station-wagon reestilizada em junho.
Desde que foi lançada no fim de 2006, a Escapade nunca teve a pretensão de ser uma aventureira radical. Ela é como aquelas pessoas que compram um jipe e se filiam a um clube, motivadas mais pelos relacionamentos do que o veículo proporciona, e menos pela vontade de encarar trilhas radicais.
Assim como o restante da família 207, o grande destaque da perua é o design. Os faróis ganharam máscara negra, formando um conjunto esportivo com a enorme tomada de ar dianteira. Entre os faróis de neblina, um aplique de plástico na parte inferior do pára-choque simula o protetor metálico utilizado em veículos off-road.
Sua preparação off-road se resume à suspensão elevada -que a deixou com um vão livre de 21 cm (2,5 cm maior que o do EcoSport) – e aos pneus de uso misto.
Na lateral, as molduras na cor preta – marca registrada desse tipo de veículo – adornam os para-lamas e se fundem com as saias.
A maior altura livre em relação ao solo e os pneus 175/70 R14 de uso misto completam o visual fora-de-estrada.
As alterações na traseira limitam-se à coloração translúcida das lanternas e seu porta-malas permanece com 313 litros de capacidade.
Completam o visual aventureiro da perua: barras longitudinais no teto, detalhes em alumínio no pára-choque e na moldura dos faróis de neblina. As rodas são de liga-leve, de 14 polegadas, mas há a opção de equipar o carro com rodas de 15 polegadas.
É equipada com motor 1.6 16V Flex de 110 cv se movido a gasolina e 113 cv quando abastecido com álcool. Segundo dados fornecidos pela Peugeot, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 192 km/h.
Disponível apenas em uma versão de acabamento, a Escapade conta com ar-condicionado digital, direção hidráulica, trio elétrico e computador de bordo entre os principais itens de série. Freios com sistema antitravamento (ABS) e airbag duplo são oferecidos como opcionais.
No dia-a-dia, a Escapade se comportou como todo Peugeot. Fácil de guiar, leve e uma suspensão com sensibilidade esportiva.
No caso da Escapade, a suspensão ficou um pouco mais firme em razão da troca dos amortecedores e das buchas para garantir a dirigibilidade no eventual uso na terra (em estrada não muito acidentada).
A posição de dirigir baixa a deixa mais esportiva. Os novos bancos apóiam bem o corpo do motorista.
O motor fez bonito na rua e na estrada, tanto em desempenho quanto em consumo. E o seu câmbio tem engates suaves. A perua aventureira Escapade é a quarta integrante da família 207. E de fato, não deixa de ser uma versão fora-de-estrada light que tem um público fiel. (BN)
Ficha técnica
Motor: 1.6 litros, 16v, 4 cilindros em linha, com injeção eletrônica multiponto sequencial, bicombustível
Cilindrada: 1.587 cm³
Potência: 113 cv (A) e 110 cv (G) a 5.600 rpm
Torque: 15,5 kgfm (A) e 14,2 kgfm (G) a 4.000 rpm
Câmbio: Manual de cinco marchas
Compr.: 4,07 m
Largura: 1,66 m
Altura: 1,48 m
Entre-eixo: 2,44 m
Tanque: 50 litros
Peso: 1.148 kg
Suspensão: Rodas independentes, pseudo McPherson, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos integrados, na dianteira, rodas independentes, barras de torção transversais, amortecedores hidráulicos semi-horizontais, dois braços estabilizadores e barra estabilizadora, na traseira
Freios: Discos ventilados, na dianteira, e tambor, na traseira
Malas: 313 a 1.136 litros dependendo do posicionamento dos bancos
Preço: R$ 46.100,00