A Peugeot celebra os 150 anos do “Leão”, símbolo da marca e sinônimo de sua tradição.
Criado pelo artesão Julien Blazer a pedido de Jules e Emile Peugeot, fundadores da sociedade Peugeot Frères, a imagem do felino foi escolhida por possuir características que se assemelham às qualidades dos produtos Peugeot, como resistência, robustez e dinamismo.
Registrado em cartório no ano de 1858, o grafismo do emblema do Leão passou por uma série de evoluções, desde um perfil majestoso sobre uma flecha até o formato utilizado atualmente, com as imponentes garras em evidência.
Símbolo das ferramentas e utensílios domésticos produzidos em meados do século XIX, passou a representar também os moinhos de café a partir de 1881, as bicicletas em 1882 e as motocicletas, em 1898.
No decorrer dos anos 20s o Leão virou um ornamento comumente inserido na tampa do radiador pelos adeptos da marca. Dois tipos de Leão foram difundidos neste período: um deles “rugindo”, criado pelo escultor Marx, e outro a ponto de saltar, do artista Baudichon.
Em 1998, uma identificação mais contemporânea passou a decorar as partes traseira e dianteira dos veículos Peugeot, com formas estilizadas e cortes mais angulosos.
Com a finalidade de evocar uma missão patrimonial, a associação L’Aventure Peugeot criou em 2000 um Leão com escudo bordeado por uma moldura amarela e fundo azul.
Mas o logotipo utilizado hoje pela Peugeot é o resultado de um longo processo de evolução, que através dos tempos moldou o símbolo da marca em conformidade com a época e o estilo de seus produtos.
Entretanto, a notoriedade e força do Leão é universal e ultrapassa gerações, através de uma imagem que segue perfeitamente alinhada ao nome Peugeot e sua centenária tradição. A marca do Leão, é de fato uma assinatura de sucesso da Peugeot.