Para o Michelin Challenge Bibendum, o maior evento de carros ecológicos do mundo, realizado recentemente no Rio de Janeiro, o Grupo PSA Peugeot Citroën trouxe suas “vedetes”.
Misto de automóvel e moto, o Peugeot BB1 tem um guidão no lugar do volante e, pasme, lugar para quatro ocupantes.
Os dois que seguem atrás precisam encaixar as pernas ao lado dos bancos dos que vão à frente, como se estivessem em uma moto.
Quem dirige acelera na manopla direita e freia em manetes, exatamente como nas motocicletas. A “face carro” do BB1 volta quando você olha ao redor e nota que há portas e um teto translúcido para protegê-lo.
Os motores elétricos são capazes de desenvolver 20 cv e oferecem 130 km de autonomia. E as baterias que oferecem energia a eles podem ser recarregadas na tomada e contam ainda com o reforço de painéis de captação de energia solar no teto.
Apesar de nossa insistência, o funcionário da Peugeot não permitiu que assumíssemos o volante, ou melhor dizendo, o guidão do BB1.Assim, ao lado de um funcionário da Peugeot fomos ver qual era a do carrinho conceito francês com ar vanguardista.
Com suspensão extremamente dura mesmo em piso liso, o BB1 transportou quatro pessoas sem aperto para os que iam à frente e com mais espaço que um MINI Cooper na traseira.
Tudo em absoluto silêncio. Foi interessante notar o freio motor do silencioso modelo. Quando o motorista desacelerava, ele reduzia a velocidade rapidamente sem que o condutor precisasse recorrer aos manetes de freio. Uma experiência interessante e diferente, principalmente pelos conceitos adotados no pequeno “concept car” francês.
Sem data prevista para chegar às ruas, o pequeno Peugeot pareceu ser a alternativa mais interessante da feira para um veículo urbano pequeno e com bom espaço interno.
Mas resta saber quem estaria disposto a comprar um carro silencioso e com guidão no lugar da direção. É uma proposta ousada, sem dúvida, que tem lá seu charme, mas muita moderna para nossos dias. Num futuro próximo, quem sabe.