Definitivamente, o Paraná é um dos melhores mercados para a Peugeot, montadora francesa que instalou sua fábrica no Brasil em 2001. Apesar da venda de carros no atacado ter caído 6,6% no País em 2002, de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a Peugeot registrou um crescimento médio de 6% no Brasil. Curitiba apresentou o maior crescimento entre as cidades que já possuíam concessionárias da marca: 66%.
Em 2001, a Peugeot vendeu, através da revenda curitibana Le Lac, 853 carros. No ano passado, esse número pulou para 1.377, graças, também, à abertura de uma nova concessionária na cidade: a Le Parc. O modelo mais vendido em Curitiba foi o 206, que representou 76% do total comercializado. Desses, 80% são fabricados no Brasil.
De acordo com o gerente nacional de vendas da Peugeot, Marcílio Borges, o Paraná é um dos mercados mais importantes para a marca, inclusive sendo berço de projetos-piloto da montadora. Um exemplo é que, em 2002, a Le Lac abriu a primeira loja exclusiva para a comercialização de veículos utilitários da marca. O sucesso foi tão grande que a concessionária Paris, de São Paulo, está seguindo o mesmo caminho e se preparando para abrir uma unidade só para venda de utilitários Peugeot.
A visão de mercado das concessionárias Le Lac e Le Parc é uma das principais qualidades apontadas por Borges para o sucesso da Peugeot no Paraná. Ele lembra também que as revendas Dax, de Ponta Grossa, Regence, de Cascavel, e Royan, de Guarapuava, têm um papel determinante para o sucesso da Peugeot no Estado. “Só uma rede de concessionárias bem estruturada pode dar segurança ao cliente no momento da compra, por isso, estamos ampliando cada vez mais nosso raio de atuação”, salienta Borges.
Para atender a demanda cada vez maior, a Le Lac acaba de concluir uma obra de ampliação na oficina. Com um investimento de cerca de R$ 600 mil, a concessionária conseguiu duplicar a capacidade de atendimento, podendo receber até 60 veículos por dia, apenas no setor de serviços. “Somando o departamento de funilaria e pintura, ficamos com uma área total de mais de 7 mil metros quadrados, possibilitando um atendimento mais ágil e qualificado”, destaca o diretor da Le Lac, Marcos da Silva Ramos, que também é presidente da Associação Brasileira de Concessionários Peugeot.