De estilo atraente e elegante, num ano rico em lançamentos de sedãs médios no Brasil, o Peugeot 408 chegou às revendas para disputar lugar de destaque num segmento exigente. Derivado do 307 o novo 408 é um carro mais imponente e mais elegante, com linhas suaves e mais harmônicas em relação ao “design” geral do veículo.
Com estilo moderno e a inconfundível frente da família da Peugeot, o 408 tem acabamento interno bem cuidado e materiais de primeira. Destaque para a alta difusão de cromados no exterior. E essa boa impressão vai também para a parte de dentro. O motorista e os passageiros têm espaço de sobra e conforto, com o requinte do revestimento de couro dos bancos e a utilidade do ar-condicionado “dual zone”. Na versão Griffe avaliada pelo Jornal do Automóvel, uma pessoa com 1,90 m consegue viajar com conforto tanto na frente quanto atrás.
Seu padrão de acabamento superior, inclui cobertura emborrachada do painel e o isolamento acústico aprimorado. A versão “top” de linha avaliada conta com GPS acoplado na parte de cima das saídas do ar-condicionado. Além da natural ajuda na navegação, o dispositivo casou bem com o painel. De sua extensa lista de equipamentos consta de série seis “airbags”, ar-condicionado, trio elétrico, direção hidráulica, rádio com recursos como Bluetooth, MP3 e entrada para iPod e USB, comandos satélites de piloto automático e rádio, chave “keyless”, faróis de neblina, rodas de liga aro 16, e teto solar, entre outros.
Entre os pontos fortes do substituto do 307 sedã estão o motor 2.0 16V com 151 cavalos de potência bem adequada ao modelo, com aceleração progressiva e encorpada e a transmissão automática de quatro marchas na versão avaliada, com trocas sem qualquer solavanco. O motorista conta com ajustes elétricos dos bancos e mecânicos da coluna de direção em altura e profundidade. Sua direção eletro-hidráulica passa confiança, assim como os freios ABSe os controles de estabilidade.
Na estrada o Peugeot 408 deu conta do recado, mostrando-se ágil, seguro e estável. No trecho de serra da BR-277 entre o litoral e a capital, o 408 mostrou que tem força e estabilidade, embora seu consumo não seja seu ponto alto (7 km/litro, dentro das velocidades permitidas). E seus quatro freios a disco se comportaram bem, respondendo com precisão sempre que acionados. Mas se alguém desejar melhorar o desempenho é só acionar o botão “s” (Sport), que o carro fica mais esperto.
Graças a seu moderno “design”, bom acabamento, amplo espaço para pessoas e bagagens e três anos de garantia, o novo Peugeot 408 é um sedã com bons argumentos para convencer o consumidor brasileiro.