No final deste mês, a Peugeot vai lançar, no mercado europeu, uma versão reestilizada do 307. Quando a Peugeot lançou o modelo 307, em 2001, não esperava o sucesso que iria fazer. Em apenas quatro anos, vendeu nada menos que cerca de 2,2 milhões de unidades.
As grandes diferenças começam pelo redesenho externo. O ?novo? 307 ganhou detalhes do 407. Agora, o logotipo da marca, o leão, está localizado na parte dianteira central do capô do automóvel. Anteriormente, ele fazia parte da grade dianteira. Ainda na frente, destaca-se a linha mais elevada do capô. O conjunto ótico continua com o desenho do modelo anterior, porém com lâmpadas de ?xenon?. Agora, a grade de plástico do motor está localizada na parte central do pára-choque. Logo abaixo, estão localizados os dois faróis de neblina redondos. Completa ainda o conjunto, a carroceria pintada na cor do veículo.
Na parte traseira, a lanterna tem agora formato mais em gota. Além disso, foram incorporados ao sistema ?leds? em substituição às antigas lâmpadas, deixando-a mais moderna e atraente. De resto, mantém o mesmo desenho elegante e charmoso da versão anterior. Conta, ainda, com o logotipo do leão em tamanho maior. E as rodas são de 17 polegadas.
Em seu interior e painel, mais mudanças. A mais significativa delas fica por conta do novo conjunto de relógios. Agora com fundo branco, tornando mais fácil a visualização dos instrumentos como velocímetro, conta-giros, marcadores de temperatura e de combustível. Junte-se a isso o novo painel central que traz o ?CD? para cinco discos incorporado ao sistema. E, também, um novo volante com detalhes em aço escovado.
Sob o capô, a grande surpresa: a nova motorização. Desenvolvido nas pistas de rali, o novo 307 receberá a caixa de força utilizada no seu irmão 206 RC que é um 2.0 litros, 16 válvulas de 180 cv de potência. A impressão é que os engenheiros franceses querem deixar o modelo mais rápido e potente. Terá ainda a versão 1.9 litros Hdi. De resto, mantém os demais motores como os conhecidos 1.6 e 2.0 litros.
O 307 está disponível nas configurações ?hatchback? (3 e 5 portas), perua, conversível e sedã (apenas para a China). O acabamento dos bancos e das portas conta, lá fora, com couro em duas cores. Ainda não há previsão da chegada do novo Peugeot 307 ao Brasil, modelo que incorpora nova dianteira, inspirada em seu irmão maior, o 407.