Peugeot 307 automático vem do Mercosul

A principal novidade do Peugeot 307, que chega às revendas da marca no dia 13 deste mês, importado da Argentina, está na transmissão automática AL4 (auto adaptativa) “Tiptronic System Porsche”, que passa a ser disponível, como opcional, para as versões Feline e Rallye ambas equipadas com motor 2.0 de 138 cv.

O Peugeot 307 opção de transmissão automática o mesmo não se pode dizer do seu “design”, continua o mesmo. Na dianteira, capô inclinado e robusto, e amplo pára-brisa de 1,46 metro que se prolonga em direção ao teto. Chama a atenção, também, o conjunto ótico herdado do 206 com lentes de policarbonato. Os faróis de neblina vêm de série apenas no Feline e no Rallye.

Na traseira, o desenho continua moderno e ainda agrada aos olhos do consumidor. As linhas das lanternas contornam a tampa do porta-malas e avançam pelas laterais. O porta-malas continua acomodando um bom volume de bagagem: 420 litros podendo chegar a 1.470 dependendo da quantidade de bagagem e do número de ocupantes, uma vez que os bancos podem ser rebatidos. O sensor de distância traseiro é opcional em todas as versões.

O painel central da versão Feline, avaliada pelo Jornal do Automóvel, tinha estilo clássico e refinado, e com detalhes revestidos em madeira. Mas a Rallye, por ser uma versão mais esportiva, possui acabamento em alumínio. A Presence e Presence Pack, mais simples, têm detalhes em carbono.

Faróis com regulagem interna de altura do facho, “check control”, alarme sonoro de esquecimento da chave no contato, controle de travamento das portas no painel central, direção hidráulica, direção com regulagem de altura e profundidade, saída de energia 12V (celular) no console central, travas e vidros dianteiros elétricos, conta-giros, indicador de portas abertas e volante de três raios fazem parte da lista de equipamentos de série do 307 Automático.

As versões Feline e Rallye vêm ainda com acendimento automático do painel de instrumentos, ar-condicionado com regulagem automática de temperatura com mostrador digital, limpador de pára-brisa automático com sensor de chuva, comando do rádio no volante e computador de bordo. Os dois últimos itens estão disponíveis também na versão Presence Pack.

OLHO CLÍNICO

O Peugeot 307 2.0 automático é um carro ágil que se destaca pelo bom ajuste da suspensão independente nas quatro rodas no que diz respeito à estabilidade, mas é um pouco duro, transferindo para o interior as imperfeições do solo, detalhe que será corrigido em breve.

Mas a novidade da gama do Peugeot 307 Mercosul está na transmissão automática AL4 (auto-adaptativa) “Typtronic System Porsche”, disponível para as versões Feline e Rallye com motor 2.0.

Importada da França, a caixa de câmbio, que pesa 70 kg, atua adaptando-se ao estilo de direção de quem está atrás do volante, ao tipo de estrada, às condições de uso e aos dados sobre o funcionamento do motor. O sistema oferece ainda a alternativa “tiptronic”, que permite a troca manual das marchas.

Nesse modo, o motorista determina a marcha a ser usada, desde que dentro das limitações do giro do motor. Ao atingir o limite máximo de cada marcha, que varia de acordo com a forma de direção, a transmissão entra automaticamente na próxima. Mantendo o sistema no “D”, existe a opção da “leitura” esportiva, que permite o que na linguagem popular se chama esticar mais as marchas.

O Jornal do Automóvel (a convite da Peugeot) avaliou o 307 Mercosul com câmbio automático num trajeto de 160 km, entre o Rio de Janeiro e Búzios. Na condição automática D (“drive”) ele fez as trocas de marchas em rotações mais baixas, entre 2.500 e 3.000 rpm. Com a tecla S (“sport”) acionada, o carro teve performance mais esportiva, com trocas de marchas na faixa de 5.500 rpm. E nessa condição o motor “fala” mais alto. Na posição Tiptronic, com trocas manuais, o motorista toma as decisões, mas se demorar a passar a marcha à transmissão age por conta própria.

As trocas de marchas são feitas de forma suave e mesmo quando se pisa fundo no acelerador (“kick down”) para a redução, não se sente tranco. A resposta nas retomadas é rápida. Quando o sistema percebe a intenção do motorista em reduzir a velocidade, ele reduz as marchas, passando a atuar como freio motor.

O preço da versão de entrada, a 1.6 Presence (R$ 43.950,00), seguida da 1.6 Presence Pack (R$ 45.950.00). As versões 2.0 Feline (R$ 50.650,00) e 2.0 Rallye (R$ 51.750,00) têm opção de câmbio automático, com a qual custam, respectivamente, R$ 55.400,00 e R$ 56.500,00.

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