Algumas visões do futuro automotivo são fantásticas. O estilo proposto pelo Peugeot 20Cup, de certa forma, fere a tendência da evolução do automóvel, sugerindo a mistura entre este e a motocicleta. Uma sugestão, aliás, rejeitada anteriormente pela maioria dos mercados mundiais, uma vez que o equilíbrio sobre três rodas nunca foi tão bom quanto sobre quatro.
O conceito é tido pela marca francesa do leão como um ?roadster? de três rodas, uma forma, entendida pelos dirigentes da montadora, de aproximar a Peugeot do esporte automotivo. Será? O aspecto frontal, não se pode negar, tem um bom apelo, mas a mescla e o fato de haver apenas uma roda (com pneus de grosso calibre) na traseira diminui quase todo o entusiasmo criado pela dianteira.
Como sempre, a tecnologia é o maior diferencial. O chassis é monobloco (moldado numa única peça), construído em fibra de carbono, e oferece apenas dois lugares. Os assentos são baixos assim como é o centro de gravidade, projetado para reduzir ao máximo as dificuldades do conceito três rodas. O trem de força conta com motor dianteiro transversal e tração dianteira, mas a direção é responsabilidade da roda traseira, ligada ao chassi por apenas um braço.
A suspensão dianteira é convencional: triângulos sobrepostos e barra estabilizadora ajustável. As rodas, inclusive a traseira, são 18 pol. Na dianteira a medida dos pneus é generosa, 210/65 R18, e na traseira – com uma fixação diferenciada -é 377/71 R18.
Com apenas 500 kg (peso total), mas com mais de três quartos desse peso depositado sobre o eixo dianteiro, é difícil imaginarmos como seria conduzir este bólido. As informações chegam ao motorista através do volante multifunções (com tela de cristal líquido sensível ao toque).
O motor, um 4 cilindros de 170 cavalos e 24,47 kgfm de torque, é fruto da cooperação entre a PSA Peugeot Citroën e a BMW. A alimentação feita por injeção direta e o ar é admitido através de um comando de válvulas mais agressivo, variável. Atrelado ao propulsor, complementando o trem de força, surge um câmbio seqüencial de seis velocidades com acionamento manual. Mas na verdade, em sua forma mais antiga, sobre chassis de madeira com rodas de rolimã (duas rodas à frente e uma atrás), ele atingia os seus propósitos: e era muito divertido.
