Lançado em agosto passado no Brasil, o Peugeot 207 nacional chegou às concessionárias nas versões “hatchback” e perua (SW), com motorização 1.4 e 1.6 flex.
Primeiro carro da Peugeot totalmente fabricado no País, o novo 207 é uma evolução do 206. Ganhou melhorias na troca de marchas, aceleração e novo tratamento acústico.
Na gama “hatch”, saíram de cena as nomenclaturas Allure, Sensation e Presence, e entraram as versões correspondentes 1.4 flex XR e XR Sport, com câmbio manual, e 1.6 flex XS, com uma opção de transmissão manual e duas com câmbio automático Tiptronic. E o Jornal do Automóvel avaliou para seus leitores o Peugeot 207 XR 1.4 flex.
O design é o grande atrativo do 207. Apesar de manter a plataforma do 206, o desenho do 207 inspira modernidade e, sem dúvida, é bem arrojado no segmento de compactos.
Pouca coisa mudou na traseira. As lanternas ganharam piscas prateados e outras funções coloridas.
O pára-choque também recebeu nova barra de proteção, na cor preta, que traz as lanternas de neblina nos cantos laterais.
Tem bom espaço interno para transportar cinco pessoas. O passageiro de trás se acomoda bem, mesmo se for “grandalhão”.
Seu interior ficou mais charmoso com alguns itens de série oferecidos, como manopla de câmbio cromada, pedaleiras em alumínio e bancos esportivos.
Os comandos para acionar os vidros dianteiros continuam entre os dois bancos da frente, ao lado do freio de mão, assim como o controle elétrico dos retrovisores externos. Não seria melhor na porta?
Inspirado no 207 europeu, seu painel de instrumentos tem três mostradores arredondados (rotação do motor à esquerda, nível de gasolina e temperatura do motor no centro, e velocidade à direita), de boa visualização.
Ao dirigir o 207 hatch, o motorista sente o carro “na mão”, pois o volante (rígido), proporciona segurança durante as curvas.
A suspensão recebeu modificações na calibração e novos amortecedores. E no banco de trás, a sensação do passageiro é a de que o carro está mais duro. E o isolamento acústico é bom.
As trocas de marcha são curtas e macias e o câmbio não treme, pois o acionamento é feito por cabos, garantindo a neutralização das vibrações transmitidas pelo motor.
Seu motor 1.4 flex gera potência de 82 cv com álcool e 80 cv, com gasolina, a 5.250 rotações. O torque máximo é de 12,85 kgfm a 3.250 rpm com ambos os combustíveis.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em razoáveis 12,4 segundos. E seus freios atendem as necessidades. Durante a avaliação o Peugeot 207 Hatch 1.4 flex mostrou-se razoavelmente econômico. É um carro bonito, elegante e que chama a atenção por onde passa. (BN)
Ficha técnica
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8V (1.4) flex, 1.360 cm³ (1.4)
Potência: 80 cv (gasolina) a 82 cv (álcool) a 5.250 rpm (1.4)
Torque: 12,85 kgfm a 3.250 rpm (1.4) e 14,2 kgfm (gasolina)
Direção: hidráulica
Câmbio: manual de cinco velocidades ou automático Tiptronic, de quatro velocidades, com opção de trocas seqüenciais
Suspensão: dianteira com rodas independentes, pseudo-McPherson, com amortecedores hidráulicos integrados; traseira com rodas indepdendentes, barras de torção transversais e barra estabilizadora
Freios: a disco na dianteira e a tambor na traseira (versões manuais) e a disco nas quatro rodas (versões automáticas)
Dimensões: 3,87 m de comprimento;
1,67 m de largura;
1,45 m de altura;
2,44 m de entreeixos
Peso: a partir de 1.033 kg
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 245 litros
Preços: XR 1.4 (duas portas), R$ 37.790; XR 1.4 (quatro portas), R$ 41.965,00.