O mesmo estilo esportivo que marca o Peugeot 206 desde seu lançamento no Brasil, em 2001.
É o que se encontra no modelo 207 1.6, que desde agosto é comercializado nas versões hatchback (sem porta-malas saliente), em duas e quatro portas, e SW (perua).
De acordo com informação do presidente da Peugeot do Brasil, Laurent Tasté, esse novo compacto traz 250 peças totalmente novas (as principais mudanças, além da evidente nova frente inspirada no 207 europeu, ocorreram na suspensão e na transmissão) e 1.000 componentes modificados.
Para quem gosta de ousadia, sua dianteira ficou muito bonita. De relance chega a ser difícil diferenciá-la do 307.
A grande tomada frontal, o pára-choque integrado ao capô, ostentando o leão da marca, e o conjunto óptico alongado que deixa à mostra os canhões de luz, dá um toque arrojado, arrematado pela grande entrada de ar frontal.
Algumas versões se diferenciam pela grade cromada na entrada de ar e dos faróis de neblina.
Seu interior foi aprimorado e lembra o “irmão maior” 307, tanto na disposição dos mostradores quanto na arquitetura cheia de curvas e cromados do painel.
Crítica fica para os comandos dos vidros elétricos, que continuam por meio de botões no console central, atrapalhados pela alavanca do freio de mão.
Na traseira pouquíssimas modificações, restritas a grafismos na lanterna e um pouco do pára-choque, com a nova disposição, por exemplo, da luz de neblina, agora na extremidade.
As rodas receberam desenhos dinâmicos, expressas no exemplar de 14 polegadas de alumínio com oito raios torneados (batizada de Kyalami) e na de 15 polegadas de dez raios estilizados (Interlagos), que contribuem para reforçar o dinamismo das silhuetas.
Houve modificações no conjunto da suspensão, que traz agora novos amortecedores.
Equipada com motor 1.6 Flex -potência entre 110 cv e 113 cv -, a versão avaliada (XS), traz sensor de chuva para acionamento do limpador de pára-brisa, faróis com acendimento automático, computador de bordo e banco traseiro rebatível bipartido.
Para realçar a esportividade, a versão vem ainda com tubo de escapamento cromado, tampa do tanque de combustível tipo aviação, grade da entrada de ar com pintura metalizada e frisos de proteção na cor da carroceria.
Absolutamente estável e ágil, tanto nas arrancadas quanto em ultrapassagens o novo 207 1.6 provou ser esperto. Acelerador e volante respondem com destreza aos comandos do motorista.
Para melhorar a dirigibilidade, o câmbio mecânico é acionado por cabos, neutralizando as vibrações na alavanca.
Peugeot 207 1.6 tem boa imagem, performance e prazer de dirigir. Um carro que gostaria de ter. (BN)
Ficha técnica
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 1.587 cm³ (1.6) de cilindrada
Potência: 110 cv (gasolina) a 113 cv (álcool) a 5.600 rpm
Torque: 14,2 kgfm (gasolina) a 15,5 kgfm (álcool) a 4.000 rpm (1.6)
Direção: hidráulica
Câmbio: manual de cinco velocidades ou automático Tiptronic, de quatro velocidades, com opção de trocas seqüenciais
Suspensão: dianteira com rodas independentes, pseudo-McPherson, com amortecedores hidráulicos integrados; traseira com rodas indepdendentes, barras de torção transversais e barra estabilizadora
Freios: a disco na dianteira e a tambor na traseira (versões manuais) e a disco nas quatro rodas (versões automáticas)
Dimensões: 3,87 m de comprimento; 1,67 m de largura; 1,45 m de altura; 2,44 m de entreeixos
Peso: a partir de 1.033 kg
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 245 litros
Preços: XR 1.4 (duas portas), R$ 37.790; XR 1.4 (quatro portas), R$ 39.290; XRS 1.4 (duas portas), R$ 39.590;, XRS 1.4 (quatro portas), R$ 41.090; XS 1.6 (duas portas), R$ 43.300; XS 1.6 (quatro portas), R$ 44.800; XS Automático 1.4 (quatro portas), R$ 48.800,00