Após seis anos de contínuo desenvolvimento do Peugeot 206 que disputa a Copa Peugeot de Rally de Velocidade, a montadora francesa acaba de apresentar o sucessor do modelo para as corridas na terra.
Trata-se do Peugeot 207 que sai da fábrica, pronto para ir à pista e com todos os seus equipamentos de segurança, que têm homologação da FIA.
Fabricado na planta da PSA Peugeot Citroën, em Porto Real (RJ), o Peugeot 207, recebeu preparação especial voltada totalmente para a competição, e foi atualizado visualmente ao modelo de rua, passando por um processo de alterações que o transformou mecanicamente num modelo rápido, impulsionado por um motor que gera 140 cavalos de potência.
Para se chegar aos 140 cavalos de potência, o motor 1.6 litro 16V Flex agora é abastecido com álcool etílico. Para receber esse combustível, o novo bico injetor passou a ser utilizado, assim como a vela de menor grau térmico, para suportar a temperatura mais alta do motor.
O coletor de escapamento foi redimensionado com o objetivo de aumentar o fluxo de saída dos gases, e o módulo de injeção recebeu um novo mapeamento, para que o motor pudesse trabalhar em giro mais alto.
Seu câmbio é semelhante ao da versão de série, acionado por um comando por cabo, tornando a troca de marchas mais suaves, só que com uma relação final diferente.
A nova versão do 207 possui molas e amortecedores da Peugeot Sport francesa, específicos para rali. Montada sobre o cubo de rodas e braço de suspensão originais e o freio (a disco nas quatro rodas de aro 14″, também originais), a suspensão recebe apenas uma redução no servo-freio para aumentar a sensibilidade e a resposta na sua utilização, se comparada ao oferecido no Peugeot 207 de rua.
Quanto a segurança a proteção do habitáculo é completa, com tubos de aço sem costura que seguem as exigências da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), formando a “gaiola”, além de protetores adicionais no cárter e no tanque de combustível.
Seus pneus foram desenvolvidos pela Yokohama para alto desempenho dos carros na terra e específico para a competição, tem tamanho 185 65 R14 (modelo A035).
Três extintores de incêndio equipam o veículo, sendo um de 4 kg com acionamento interno e externo, com ação para servir o piloto, o navegador, o cofre do motor e o tanque de combustível, e dois de 1 kg embaixo de cada um dos dois bancos Sparco, que são do tipo “concha” para competição, com um novo formato para maior proteção lateral da cabeça, e cintos de quatro pontos homologados pela FIA.
O 207 de Rally incorpora o estilo dinâmico e vigoroso da nova geração de veículos da marca Peugeot, agregando novos elementos que ressaltam seu visual mais robusto e esportivo.