Na última terça-feira (10/02), a Peugeot do Brasil reuniu a imprensa especializada em Porto Real (RJ), para mostrar a Nova Geração do modelo 206, que passou por alguns retoques.

As mudanças estéticas resumiram-se a alguns retoques. Sua entrada de ar ganhou uma grade plástica em forma de colméia. E o conjunto ótico ganhou lentes lisas. Na traseira, novas lanternas, pára-choques na cor da carroçaria, e o logotipo deixou a moldura da placa passando para a tampa traseira, como no modelo 307. As sutis mudanças deixaram o carro da Peugeot com aparência mais limpa.

Com a chegada do motor 1.4, igual ao utilizado no Citroen C3 e com a recalibragem da suspensão, as alterações mecânicas foram maiores que as de estilo.

Quatro versões foram escolhidas para a Nova Neração do 206: Sensation, exclusiva para o 1.0 16V; Présence 1.4 e 1.6, intermediária; e a mais completa como o nome sugere, Griffe. O modelo esportivo Rallye 1.6 continuará sendo produzido normalmente.

A evolução estética

As evoluções de estilo no Peugeot 206 Nova Geração foram introduzidas com o objetivo de reafirmar os valores estéticos deste modelo. Por conta disso, elas estão presentes nos faróis dianteiros, que ganharam lentes lisas em policarbonato, ficando mais resistentes ao desgaste e a impactos, oferecendo um visual mais “limpo” e moderno.

Também na dianteira, um novo código estético foi aplicado na grade frontal de entrada de ar, agora denominada “colméia”, deixando o conjunto com visual mais esportivo.

Na traseira, as lanternas possuem agora o chamado “efeito cristal?, composto de novas lentes e refletores, similares às já utilizadas no Peugeot 307, conferindo também um visual de modernidade. O logotipo do “leão” teve seu tamanho ampliado e foi deslocado para acima da maçaneta que passa a ter a mesma cor da carroceria e, complementando, os pára-choques traseiros passam a ser do tipo esportivo.

Novas rodas de 14″ em liga leve chamadas “Tornade” e novas calotas integrais denominadas “Cuba” fazem parte da Nova Geração, acompanhando a evolução visual do produto, que ganhou também novas opções de cores: “Gris Fer” e “Gris Cendré”. Lateralmente, os 206 não receberão as inscrições de identificação das versões, ficando apenas os “adesivos” de indicação da motorização 1.4 e 1.6, inseridos junto ao logo 206 localizado na tampa do porta-malas.

Internamente, as novidades ficam em uma maior presença do painel com fundo prata e dois novos padrões para os bancos, denominados ” Cooldouce Noir” e o inédito no segmento, a combinação “Merlin Noir + Couro”, além do consagrado “Cueva”.

Motorização 1.4 litros

A reestruturação da gama Peugeot 206 também chegou até o compartimento do motor é uma nova opção, aumentando ainda mais a relação custo-benefício deste modelo, mantendo o mesmo prazer em dirigir.

É o motor Peugeot 1.4 litros 8v, que rende até 75 cv a 5.500 rpm e com torque de 12,0 kgfm a uma baixa rotação de 2.800 rpm. Identificado pela sigla TU3JP, tem 75 mm de diâmetro dos cilindros x 77 mm de curso dos pistões. Inicialmente, está sendo importado da França, mas será fabricado também na planta de Porto Real RJ a partir de meados deste ano. A injeção eletrônica é do tipo multiponto seqüencial denominada SAGEM S 2000.

Este propulsor é produzido totalmente em liga de alumínio (cabeçote, bloco de cilindros exceto o carter). O bloco possui ainda quatro conjuntos de camisa em aço e quatro pistões em liga de alumínio. Destaque da família de motores da classe TU da Peugeot, este 1.4 atende às normas brasileiras de emissões de poluentes e ruídos.

Para o motorista, o resultado sentido é de grande agilidade e confiabilidade nas retomadas e acelerações, combinadas com um baixo consumo de combustível e uma excelente dirigibilidade. Outra inovação é o filtro de óleo em refil (cartucho). Na substituição, troca-se somente o refil, mantendo a mesma válvula de alívio e a mesma carcaça do filtro de óleo.Vantagens: menor custo de produção e, conseqüentemente, menor custo de manutenção; substituição mais rápida e limpa, com menor ataque ao meio ambiente, além de ser reciclável.

A transmissão do Peugeot 206 Nova Geração equipado com motor 1.4 cv é da família MA 5, de cinco velocidades, com relação final do diferencial 6 % mais curta se comparada aos 206 vendidos na Europa para que atenda melhor ao jeito de dirigir dos brasileiros. Com este conjunto, o Peugeot 206 Nova Geração 1.4 acelera de 0 a 100 km/h em 14,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 172 km/h.

A nova estrutura da gama

O aprimoramento da composição das atuais versões do Peugeot 206 Nova Geração levou em conta estudos e pesquisas com consumidores atuais e potenciais, as quais buscaram identificar as necessidades, os desejos e o perfil de cada subsegmento de clientes, sempre com o objetivo de oferecer o melhor produto pelo melhor preço possível, atendendo a todas as expectativas.

Assim, foi possível reorganizar e otimizar as características essenciais dos consumidores, o que levou a Peugeot a desenvolver as atuais versões a partir do reagrupamento daquelas oferecidas anteriormente, acrescentando, sempre, vantagens para cada uma delas.

Para os consumidores compreendidos dentro do conceito de um carro prático, desejado para atender a necessidades básicas e privilegiando itens como baixo consumo de combustível, surgiu a versão Sensation com motorização 1.0. Para aqueles identificados por terem uma preferência por características mais versáteis em seus veículos, a Peugeot desenvolveu a versão Presence, com motor 1.4 e 1.6.

A versão Feline (motores 1.4 e 1.6) foi desenvolvida com o objetivo de atender aos clientes que identificam na sofisticação o aspecto mais importante de seu veículo. E, complementando a nova gama, uma opção com visual esportivo, a Rallye com motor 1.6, a qual mantém as características já conhecidas e apreciadas nesse segmento.

Peugeot exporta carros de rally

A Peugeot do Brasil vai exportar modelos 206 preparados para rally, iguais aos utilizados na Copa Peugeot 206 introduzida no automobilismo de competição nacional em 2003. Estes veículos vão ser utilizados na Copa Peugeot do México e em provas de rally na Rússia, iniciando um processo de desenvolvimento local, para, futuramente, a implantação de uma competição monomarca, tendo como base os veículos configurados no Brasil.

Serão ao todo 12 veículos para o México, 3 para a Rússia e outros 10 modelos para o Brasil, que serão vendidos e competirão junto com os 22 já produzidos no ano passado e que participaram da primeira temporada da Copa Peugeot no País.

O carro

Para iniciar a participação da Peugeot em competições esportivas no Brasil, o modelo escolhido foi o campeão de vendas da marca no País e no mundo, com mais de três milhões de unidades já comercializadas desde seu lançamento em 1998.

O carro que disputa a Copa Peugeot é idêntico para todas as equipes. Ele tem um motor de 1.6 litro 16v preparado para oferecer até 130 cv de potência, através da mudança no comando de válvula, no coletor de escapamento (4/2/1, que aumenta o fluxo de saída dos gases) e de novo mapeamento do módulo de injeção. Aliás, motor e módulo de injeção são lacrados, para que seja mantida a igualdade dos equipamentos – uma das condições do regulamento da Copa para manter o equilíbrio entre os competidores.

Apenas com nova relação final, o câmbio é semelhante ao da versão de série. A suspensão possui molas e amortecedores Peugeot Sport (específicos para rally), montados sobre o cubo de rodas e braço de suspensão originais e o freio (a disco nas quatro rodas aro 14″, também originais), recebe apenas uma redução no servo-freio para aumentar a sensibilidade e resposta na utilização, se comparado ao oferecido no modelo 206 das ruas.

Utilizando-se de uma carroceria original, a proteção do habitáculo é completada com tubos de aço sem costura, conforme exigências da FIA – Federação Internacional de Automobilismo, formando a “gaiola”, além de protetores adicionais no carter e no tanque de combustível.

Três extintores de incêndio equipam o veículo, sendo um de 4 kg com acionamento interno e externo, com ação para servir o piloto, o navegador, o cofre do motor e o tanque de combustível, e dois de 1 kg embaixo de cada um dos dois bancos, estes, do tipo “concha” para competição, com cintos de quatro pontos, tudo homologado pela FIA.

continua após a publicidade

continua após a publicidade