As montadoras francesas instaladas no Brasil a partir de 1997, colocaram no mercado dois carros esportivos interessantes: o Peugeot 206 1.6 16V e o Clio Dynamique 1.6 16V. Trata-se de tradição no mercado brasileiro lançar versões esportivas de modelos acessíveis ao consumidor. É o caso da Peugeot e da Renault, duas rivais francesas que fizeram questão de estender esse confronto para o campo dos compactos excitantes.
O Jornal do Automóvel, revendo avaliação que fez desses modelos, resolveu comparar suas impressões, para que os leitores possam tirar suas conclusões. O Peugeot 206 1.6 Rallye passou recentemente por leve “facelift” e o novo Renault Clio Dynamique, com propulsor 1.6 16V veio ocupar o espaço deixado pela versão Si. São carros com preços e pacotes de equipamentos diferentes, mostrando que cada montadora vê necessidades diferentes para seus clientes. E isso só torna a comparação interessante.
Tanto o 206 quanto o Clio têm bons anos de estrada, embora o Clio mostre o peso da idade. Ambos tiveram pequenos ajustes de estilo recentemente. A Renault em 2003 se concentrou na frente do Clio, com grandes faróis de superfície complexa. O Peugeot mudou pouca coisa este ano, mas as alterações renovaram seu ar ainda jovial. Mas é no caráter esportivo que eles são relativamente bem-sucedidos. No Dynamique, se sobressai a grande saia do pára-choque dianteiro e as rodas de aro 15. E o Rallye tem como destaque o aerofólio e a grande entrada de ar dianteira em forma de sorriso. Os dois só são comercializados na versão duas portas.
Internamente o 206 lembra um carro esportivo, a começar pela bonita soleira de metal, as pedaleiras e a manopla do câmbio do mesmo material. No Clio, a Renault manteve o interior sóbrio como das outras versões. Sendo assim, vantagem do Peugeot no primeiro critério.
O fato de serem versões esportivas não impede que ofereçam conforto ao seu modo. E apesar da suspensão dura e das duas portas, os dois carros não privam seus ocupantes de certos mimos, exceto em espaço interno, por exemplo, em que deixam a desejar. Deles, o Clio é que trata melhor o passageiro do banco traseiro, que é maior que o rival e tem muito mais espaço para as pernas (23 cm contra 18 cm). A largura do habitáculo também é superior ao 206 (1,36 m ante 1,35 m). Em compensação, o Peugeot tem mais espaço vertical tanto atrás quanto na frente. No porta-malas, vantagem pequena do Clio (255 litros contra 245 litros do Peugeot).
FICHA TÉCNICA
PEUGEOT 206 1.6 16V
Motor:
transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulasTração: Dianteira
Cilindrada: 1.597 cm³
Potência máxima: 110 cv a 5.750 rpm
Torque máximo: 15,0 mkgf a 4.000 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica multiponto seqüencial
Rodas: Liga-leve 14 polegadas
Pneus: 184/64 R14
Suspensão dianteira: Rodas independentes, pseudo McPerson, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos integrados
Suspensão traseira: Rodas independentes, semi-horizontais, barras de torção transversais, amortecedores hidráulicos
Freios dianteiros: Discos ventilados
Freios traseiros: Discos
Direção: Hidráulica
Câmbio: Manual (5 frente e 1 ré)
Aceleração 0 a 100: 10,5 s
Velocidade máxima: 198 km/h
Consumo cidade: 10,5 km/l
Consumo estrada: 15,8 km/l (vazio sem ar-condicionado)