O Peugeot 2008 finalmente teve a versão final revelada, após ser apresentado como conceito em 2012 no Salão de Pequim (China) e no Salão de Paris (França). De acordo com a montadora francesa, o 2008 será fabricado inicialmente na França, em sua fábrica de Mulhouse, em seguida, na China (Wuhan) e mais tarde no Brasil (Porto Real), com vendas previstas ainda para 2013. A planta fluminense também será responsável pela produção do 208.
Baseado na plataforma do 208, o carro ganhou vida nas mãos das equipes de design da Peugeot situadas em Paris, Xangai e São Paulo.
O modelo tem 4,14 metros de comprimento por 1,74 m de largura. As linhas são robustas, com silhueta que revela boa aerodinâmica. Por enquanto, o fabricante não divulgou dados técnicos, informando apenas que na Europa será oferecido um motor a gasolina de três cilindros, dentro da atual tendência de redução de cilindrada e aumento da eficiência. Com 1,2 litro, turbo e injeção direta, ele combina potência de 110 cv a consumo e emissão de CO2 reduzidos. Para o Brasil, o motor deverá ser o 1.6 flex de 115 cv a 122 cv (gasolina e etanol).
Com a chegada do 2008 no mercado nacional, a Peugeot passa a concorrer no mesmo segmento do Ford EcoSport e do Renault Duster.